Mundo Estranho crítica do filme da Disney 2022

Foto: Disney / Divulgação

‘Mundo Estranho’ é a animação mais original da Disney em anos

Nathália Sorrini

Após uma leva saturada de continuações nas animações como “WiFi Ralph” e “Frozen 2”, a Disney Animation finalmente começou a investir pesado em animações originais. O estúdio começou com “Encanto” no ano passado e, em 2022, está chegando com o filme Mundo Estranho (Strange World), mais uma animação original do estúdio. É bom ver que a Disney finalmente está se consolidando em novidade sem beber na fonte de grandes sucessos. E isso, com certeza, é um grande ponto positivo para o estúdio.

Mundo Estranho acompanha a vida dos famosos exploradores Clades. Jaeger Clade é uma lenda da exploração e sempre quis que seu filho fosse igual a ele, mas tudo foge de controle quando Searcher não quer seguir os passos do pai. Revoltado, o pai vai embora e o filho nunca mais vê. Os eventos do filme começam mesmo 25 anos depois. Searcher tem uma família e virou fazendeiro, assim como seu pai ele quer que seu filho siga seus passos, mas será que ele quer?

Leia também:

Suspense sul-coreano ‘Ligação Explosiva’ é de tirar o fôlego

Comédia ‘Serial Kelly’ protagonizada por Gaby Amarantos, estreia nesta quinta

‘Até os Ossos’ aborda um tema terrível ostentando beleza

Estrutura diferente

Por ser uma animação da Disney, Mundo Estranho tem uma estrutura diferente é claramente um filme de aventura misturando com ficção cientifica com referências claras a Indiana Jones e também às obras de Julio Verne. Quando embarcamos de cara no mundo desconhecido é uma grande homenagem a “Viagem ao Centro da Terra”, além também de resgatar a estética dos filmes oitentistas.

Mas, mesmo que tenha uma estrutura diferente das animações que estamos acostumados da Disney, o filme também fala de um tema que está virando recorrente na Disney/Pixar, que é o trauma geracional. Desde “Encanto” e “Red”, as obras vêm falando muito sobre isso e como lidamos com as diferenças, mudanças e livre arbítrio de cada um. A Disney finalmente está conseguindo transmitir mensagens bonitas com muita reflexão como a Pixar sempre fez.

Representatividade

Demorou muito também pra Disney Animation começar a fazer animações que façam todo mundo se sentir representado nas telas. “Encanto” já foi uma grande representação de cultura por tratar de uma família colombiana. E agora temos uma grande representatividade LGBT, cuja forma desenvolvida foi algo inesperado por parte do estúdio. Finalmente as coisas estão mudando para a empresa na parte de animação, além dos personagens pretos e asiáticos compondo a obra tendo personagens importantes.

Claro que temos personagens de alívio cômico e também para serem comercializados. Todos vão se apaixonar pelo cãozinho de três patas e pelo bichinho que ele é como se fosse uma ameba. É uma animação com todas as características Disney, porém ainda mais inclusiva e divertida.

Mundo Estranho é a animação mais original que a Disney fez em anos. Além de ser para toda a família, o filme consegue fazer homenagens para obras antigas e também colocar sua identidade própria. Foi uma grata surpresa nesse ano e é sempre bom torcer para que agora essa leva de representatividade e originalidade permaneça e cresça ainda mais no estúdio.

Onde assistir ao filme Mundo Estranho (2022)?

A saber, Mundo Estranho estreia nesta quarta-feira, 23 de novembro de 2022, nos cinemas brasileiros.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme Mundo Estranho (2022)

Mundo Estranho (2022): elenco do filme

Jake Gyllenhaal

Jaboukie Young-White

Gabrielle Union

Dennis Quaid

Lucy Liu

Ficha Técnica do filme Mundo Estranho (2022)

Título original do filme: Strange World

Direção: Don Hall

Roteiro: Qui Nguyen

Duração: 102 minutos

País: Estados Unidos

Gênero: animação

Ano: 2022

Classificação: livre

Nathália Sorrini

Aspirante a cineasta, apaixonada por séries de tv e lufana de coração
0

Créditos Galáticos: