‘Mx Vs Atv Legends’ derrapa mais que moto na chuva
Felipe de Andrade
MX Vs ATV é uma franquia de jogos de corrida offroad com motos, quadriciclos e buggies especiais para o estilo. E a THQ Nordic lançou recentemente mais um título chamado ‘MX Vs ATV Legends’, com a intenção de trazer diversas atualizações e melhorias na jogabilidade após as críticas que a franquia tem recebido em seus últimos lançamentos.
Esta série existia de forma separada como duas franquias próprias em seus primórdios. Com MX tendo três jogos publicados pela própria THQ e ATV Offroad com quatro jogos pelas mãos da Sony. Desde 2005 a Rainbow Studios é a principal responsável pelo desenvolvimento dos jogos e busca trazer o melhor das 2 antigas séries.
- ‘Digimon Survive’ é um dos melhores jogos da franquia
- ‘Fifa 23’ segue a fórmula de sucesso que agrada seus milhares de fãs
- ‘God of War Ragnarok’ é forte candidato a game do ano
Tutoriais
Logo de cara, Legends nos coloca em uma série de tutoriais para aprendermos o básico dos comandos e das manobras. Entretanto, mesmo que os movimentos não sejam executados da melhor forma, com comandos que são bem complexos para os iniciantes na franquia. Os testes avançam ainda que os resultados sejam visivelmente negativos. O que causa certa estranheza.
Após concluir o tutorial, o modo carreira fica disponível. Este modo é bem tradicional, com corridas e torneios que vão sendo liberados de acordo com o nosso avanço. O objetivo é nos tornarmos as lendas do esporte que o jogo sugere.
Avançando na carreira
Para seguir avançando na carreira será necessário conseguir um número específico de fãs de acordo com que participamos dos eventos. As melhores formas de conseguir mais fãs são com as manobras realizadas e vitórias nas corridas, principalmente. Dessa forma, continuamos seguindo na temporada. E com o reconhecimento obtido, passa a ser possível fechar contratos de patrocínios com diversas marcas do meio. Assim, liberamos peças e equipamentos de customização para incrementar nossos veículos, ou até veículos melhores totalmente novos e na faixa.
Da mesma forma que acontece com os veículos, também é possível mudar o visual do piloto a qualquer momento. Por meio de patrocínio ou grana do jogo, conseguimos também liberar equipamentos e alterar capacete, viseiras, trajes de corrida e botas com itens meramente cosméticos. Além de poder alterar o tipo de corpo entre homem e mulher, tom de pele, e nome ou o número do piloto. E Esse é o máximo de personalização que o jogo permite.
Multiplayer
Outro modo que está presente em Legends é o multiplayer, dividido em online e tela dividida. No online é possível escolher entre jogar no complexo da equipe. Por exemplo, uma fazenda que serve como base de operações. Lá, podemos reunir amigos para correr livremente pelo nosso complexo, participar de eventos personalizados, e competir online. Neste último é onde testamos as habilidades correndo contra jogadores de verdade em corridas realizadas em três regiões com o clima e visuais diferentes entre si, além de poder competir em eventos a céu aberto, incluindo participar de uma qualificatória regional.
Ainda no online, temos o Supercross. O principal torneio de corridas de estilo motocross presente no jogo. Nele é possível viajar e participar de 17 eventos da temporada Legends SX. E falando em Supercross, a THQ Nordic lançou a DLC paga Supercross Word Tour 2022, que disponibiliza mais seis pistas desafiadoras localizadas entre Japão, Austrália e Itália.
Tela dividida
Já no modo tela dividida é possível participar com um amigo de corridas de Supercross. Podendo encontrar colecionáveis no mapa, correr em trilhas e mais alguns modos. Esta modalidade é menos inspirada e parece estar presente apenas para criar volume de conteúdo, fazendo pouco para gerar interesse no multiplayer local.
Visual
O visual do jogo é bom, mas nada que o coloque entre os melhores gráficos dos jogos de corridas atuais. Nem mesmo sua versão da nova geração, testada em um PS5. É possível notar as marcas deixadas pelas rodas dos veículos na maioria das pistas, o que é um detalhe legal, além de possuir boas retratações visuais dos veículos, equipamentos e pistas reais. O jogo também possui bons efeitos de iluminação, principalmente em corridas realizadas à noite mas nada que mereça destaque.
Presenciar detalhes da pista e do mapa sendo renderizados durante a corrida e aparecendo do nada bem na nossa frente, somados aos efeitos de neblina para esconder essa falta de detalhes à distância, mostra que o jogo faz uso de técnicas conhecidas há duas ou três gerações atrás, sendo imperdoável em pleno ano de 2022 em um jogo que explora tão pouco do console.
Problemas
Outros problemas são os bugs presentes no jogo. Como quedas de taxa de quadro sem motivo aparente, veículos dando ré mesmo com botão de acelerar pressionados, e até mesmo duas motos em uma mesma baia antes de iniciar uma corrida. Esses e outros acontecem a qualquer momento, e junto da física estranha do jogo (principalmente em todo o gameplay com os buggies) estragam a imersão do título por diversas partidas.
No quesito sonoro, o game deixa a desejar. Com as músicas aumentando, diminuindo, travando e até sumindo durante as corridas, o que incomoda bastante. E o problema é mais agravado porque o som dos motores é de péssima qualidade e acaba fazendo com que o uso das músicas seja obrigatório.
Veredito
MX Vs Atv Legends busca ser o suprassumo dos jogos estilo corridas offroad com quadriciclos, buggies e motocross, possuindo diversos tipos de pistas, terrenos e climas. Suas intenções e ideias são até boas, mas a execução deixa a desejar. Inclusive no aspecto técnico. Suas corridas e controles são caóticos, e as manobras são extremamente difíceis de acertar. Além de demandar uma alta curva de aprendizado, em um jogo com uma física nada realista.
Se você for muito fã do estilo ou da franquia, espere por uma baixa de preço antes de adquirir o jogo e tire suas próprias conclusões. Agora, se esse não for o seu caso, é melhor passar longe e investir em outro título com satisfação mais garantida.
Prós
- Boa iluminação
- Sensação de velocidade
- Diversos terrenos para correr
Contras
- Física ruim
- Bugs
- Controle difícil
- Som do motor incomoda
- Trilha sonora mediana
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: