Filme ‘Não Vamos Pagar Nada’ faz críticas sociais com bom humor
Daiane Cavalcante
A gente sabe como anda difícil manter a tranquilidade ao ver o preço dos produtos no mercado. Assim, em meio ao caos econômico que estamos vivenciando, o filme Não Vamos Pagar Nada mostra de forma descontraída a dura situação de Antônia e dos moradores do bairro. Eles enfrentam a fome, desemprego, preços altíssimos, sem deixar de lado o bom humor.
Adaptada da peça “Non Si Paga! Non Si Paga!”, do italiano Dario Fo, o filme Não Vamos Pagar Nada apresenta temas altamente relevantes e presentes na atual conjuntura do país. Dessa forma, com direção de João Fonseca, a comédia se difere da obra original, devido ao tom mais leve e bem humorado ao tratar questões políticas, sociais e morais.
- ‘Um Príncipe em Nova York 2’ está a caminho da Amazon
- Mostra de Cinema de SP 2020 divulga programação: VEJA!
- Tudo o que você precisa saber sobre o Disney Plus no Brasil!
A trama
Tendo como base a extrovertida Antônia, interpretada por Samantha Schmütz, a produção humorística reporta um bairro carente na qual boa parte das pessoas está desempregada, bem como com dificuldade financeira para arcar com as despesas e realizar as compras do mês.
Mesmo sabendo desse fato, o único mercado do bairro insiste em aumentar ainda mais o preço das mercadorias levando a insatisfação da vizinhança e motivando um protesto que gera o nome do filme. Assim, tornou-se cúmplice de Antônia, Margarida (Flávia Reis) aceita alguns mantimentos para casa obtidos por meio do furto da loja.
Contudo, as duas se veem encurraladas ao não saber como explicar para as autoridades e aos próprios maridos como conseguiram alimento para casa.
Críticas sociais
Aliás, em vários trechos da trama são abordados conteúdos ricos em informação como a crítica de Antônia em relação ao comerciante e funcionários – participação especial de Criolo e Paulinho Serra como funcionário e gerente do mercado -, o conceito político e social presentes nas ações do João (Edmilson Filho), Luís (Leandro Soares), policial civil (Fernando Caruso) e sargento da PM (Flávio Bauraqui). Bem como todo o questionamento sobre um futuro melhor para a sociedade.
Além disso, uma passagem marcante é a reflexão que o casal João e Antônia faz ao descobrir que estão esperando um filho, na qual ela diz “milagre mesmo vai ser criar um filho neste país sem emprego, sem dinheiro, sem casa própria”.
Assim como em outros trabalhos, Fonseca consegue tornar personagens simples e espontâneos em um contraste de realidade tocante. De fato, em sua primeira produção para o cinema, o diretor conseguiu manter seu sucesso na comédia unindo atores renomados a um roteiro muito bem elaborado para qualquer um assistir e refletir sobre temas atuais.
A saber, o filme Não Vamos Pagar Nada chegou aos cinemas autorizados no dia 8 de outubro e no Telecine e plataformas digitais dia 15 de outubro.
TRAILER
FICHA TÉCNICA
Direção: João Fonseca
Elenco: Samantha Schmutz, Edmilson Filho, Flávia Reis
Distribuição: H2O e Telecine Play
Data de estreia: qui, 08/10/20 (nos cinemas); qui, 15/10/20 (Telecine Play)
País: Brasil
Gênero: comédia
Ano de produção: 2020
Duração: 85 minutos
Classificação: a definir