‘Narvik’ mostra a primeira derrota de Hitler na segunda guerra mundial
Taynna Gripp
Era primavera de 1940 quando uma pequena cidade no norte da Noruega entrou no mapa mundial como a primeira derrota de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. Narvik, a cidade em questão, era detentoda do porto não congelado mais próximo das minas de minério de ferro da Suécia. E, apesar de ficar neutra durante o conflito, a Noruega presenciou a invasão de seu porto e sua cidade pelos alemães durante um assalto que acabou matando vários soldados noruegueses.
Gunnar Tofte, nosso protagonista, era para ser um desses soldados. Porém, sua vida foi poupada porque ele estava de folga, comemorando junto com sua esposa Ingrid o aniversário de seu filho Ole. Quando Gunnar retorna ao porto, seus comandantes ainda tentam retardar a tomada dos alemães, mas é tarde demais e ele é capturado como preso de guerra.
- ‘Alerta Máximo’ é bom entretenimento de ação, mas funcionaria melhor no streaming
- ‘Tár’ traz uma Cate Blanchett estonteante
- Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2023?
A trama
A trama de guerra tem um casal protagonista muito carismático e seu grande acerto é pautar parte da narrativa em Ingrid. Ela é mais do que uma esposa de um soldado que aguarda seu marido voltar da guerra, ela tem parte fundamental no desenvolvimento da trama e nesse caso, até mesmo da guerra. A protagonista trabalha em um hotel e quando os alemães tomam o porto, acaba auxiliando na fuga do cônsul da Inglaterra. Além disso, é Ingrid, também, que serve de intérprete do cônsul alemão.
Através dela a narrativa mais importante do filme de desenvolve. Isso porque quando seu filho é ferido por bombas inglesas, ela acaba sucumbindo e entregando o paradeiro dos ingleses que ainda estavam ali, se tornando, para seu povo, uma pária, uma traidora.
Abandono
Os soldados noruegueses resistiram bravamente e, juntamente com o auxílio dos Aliados franceses e ingleses, tomaram de volta Narvik, seu porto e sua cidade. Mas, depois deste fato, os Aliados partiram em retirada, deixando os moradores de Narvik à própria sorte, ou, ao próprio azar, uma vez que novamente a cidade foi bombardeada por alemães.
Guerra não tem lado
O filme que estreou essa semana na Netflix consegue em pouco mais de uma hora e quarenta ser humano o suficiente para que a gente entenda que em uma guerra, não existem lados. Vale qualquer coisa para proteger sua nação, ou vale qualquer coisa para proteger aqueles mais próximos, que você ama? Narvik vai te cativar como um bom enredo, uma boa direção e um casal de protagonistas que poderia ser real, porque vivem dilemas que vivemos até hoje.
Trailer de Narvik
Onde assistir ao filme Narvik?
A saber, Narvik está em cartaz na Netflix
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Narvik: elenco do filme da Netflix
Kristine Hartgen
Henrik Mestad
Stig Henrik Hoff
Christoph Bach
Ficha Técnica
Título original: Kampen om Narvik
Diretor: Erik Skjoldbjærg
Roteiro: Christopher Grøndahl
Duração: 108 minutos
País: Noruega
Gênero: drama, guerra,
Ano: 2022
Classificação: 14 anos