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Em ‘nas frestas das fendas’, Maria Clara Parente mostra outras formas de poesia

Juliana Góes

As jovens poetisas têm se multiplicado com uma escrita que busca na poesia uma razão de ver o mundo com possibilidades novas e transformadoras. Maria Clara Parente – artista, jornalista, escritora – mostra em nas frestas das fendas (Editora 7 Letras) que há outras formas de poesia. Ou seja, além das tradicionais com regras de métrica e rima: a autora está produzindo vídeo poesias a partir dos poemas do livro. Alguns também compartilhados em sua conta do Instagram.

Aliás, ao usar uma roupagem diferente, dialogando com poetas de sua geração, a poesia de Maria Clara aparece como sensações que atravessam os seres humanos. E, além disso, muitas vezes não têm para onde escoar neste tempo que aprisiona em urgências e precariedades.

Sobre a poesia de Maria Clara Parente

Os paradoxos insolúveis do amor, o tempo e espaço, o que se encontra no fim do terremoto, o que parece e o que é de fato. Então, aquilo que andava oculto nas frestas das fendas é levantado pela jovem poeta. Ademais, em sua estreia, Maria Clara Parente mistura verso e prosa, sonho e memória, cotidiano e filosofia, com a naturalidade de quem quer desbravar o mundo.

“A vontade de trazer para a superfície sentimentos que muitas vezes estão guardados é o que move a publicação dos escritos”. Disse Maria Clara, para quem a poesia é também o refúgio mais efetivo das mensagens objetivas. E, assim, foi uma situação bastante real, com o isolamento provocado pela pandemia e a impossibilidade de levar adiante outros projetos. Diante disso, aguçou o processo criativo da escritora, que começou este livro há pouco menos de três anos.

A saber, segundo Jorge Viveiro de Castro, editor da 7 Letras, a autora de nas frestas das fendas leva os leitores por caminhos inesperados. “São partidas que nunca partem, numa esquina de Lisboa, em Hanói ou Berlim, ou procurar um grão de areia no Alasca. Seguir pelas ruelas de Cartagena ou por uma Copacabana presa na memória. Afinal o futuro é agora. Portanto, esse futuro fica presente quando vira texto, verso e palavra”, define ele.

Entre suas inspirações estão Ana Cristina César, vinculada à chamada poesia marginal dos anos 1970. E também Audre Lorde, americana de descendência caribenha, feminista lésbica e ativista na luta pelos direitos humanos. “A oficina de poesias que faço com o poeta Carlito Azevedo também é uma enorme referência para a colisão de partículas poéticas”, complementa.

Foto: Maria Clara Parente / Crédito Yulli Namamura

dentro

todos querem ser autores na rússia
ter uma casa própria
ou desfazer o nó da rachaduras

você já foi a muito mais lugares do que se lembra
e a sua boca ainda está suja das coisas que ficaram por dizer
eu poderia detalhar mil motivos em pequenos gestos
mas no fim do dia é sempre tanta tela no fundo do olho
que é melhor ficar para depois

eu tinha tanta coisa para fazer e tô aqui

sua máscara esconde tudo o que você não queria ver
e alguma coisa em mim ainda vive naquele verão

balaústres em júpiter
abóbadas brilhantes
foguetes no aquário do quarto andar
e carros com tetos solares amazônicos que quase não te dizem nada

tudo é desconhecido
nas minhas encruzilhadas reluzentes

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FICHA TÉCNICA

nas frestas das fendas

Páginas: 92
Formato: 14×21 cm
Valor: R$ 38,00
Onde comprar: https://amzn.to/3uxKfDy

Juliana Góes

Leonina, carioca, adora filmes e séries, apaixonada pelos animais, e não vive sem chocolate...
NAN