Negra como a Noite Black as Night crítica do filme Amazon Prime Video

‘Negra Como a Noite’ vale pela mensagem

Jorge Feitosa

Voltando à parceria de sucesso, a produtora Blumhouse, famosa por seus filmes de terror com cunho social, lança mais uma antologia de filmes este mês pela Amazon Prime Video. Desta vez tendo como tema a degradação de bairros periféricos e as ameaças aos seus moradores, em duas produções protagonizadas por mulheres e sua batalha pra salvar suas comunidades de ameaças sobrenaturais.

Em Negra Como a Noite (Black as Night), a estudante Shawna (Ashja Cooper) cresceu em Nova Orleans após a devastação do furacão Katrina. Dessa forma, teve de encarar a barra de viver separada de sua mãe, viciada que mora em um condomínio que basicamente seve pra abrigar os sem teto. Todavia, além das drogas que destroem suas vidas, vampiros chegam pra se alimentar e formar um exército.

Por outro lado, em O Bingo Macabro (Bingo Hell), a Sra. Lupita (Adriana Barraza) passou toda a sua vida zelando pelo bairro em que mora e convencendo seus amigos a fazer frente à gentrificação, que vem fechando o comércio e abrindo espaço para os hipsters e suas modinhas. Até que um sinistro investidor compra a antiga casa de bingo e deturpa os moradores antigos com algo também viciante e ainda mais crível: dinheiro.

Premissas interessantes, mas…

Ambos os filmes apresentam premissas interessantes. Seja pelas ameaças a comunidades carentes e vulneráveis ou pela cor de sua pele ou pela idade avançada. O que as deixa distantes de políticas públicas que deveriam lhes garantir melhores condições de saúde e habitação.

Teen

Mas, seja pelo elenco ou pelas decisões de direção e roteiro, ambos não se equiparam em qualidade. A produção teen sobre vampiros perde um tempo considerável com coadjuvantes que simplesmente não dizem a que vieram. Como a branquinha fã da Saga Crepúsculo ou os caçadores de vampiros com sotaque jamaicano, por exemplo; os quais poderiam perfeitamente ser substituídos por melhores cenas de ação e efeitos visuais mais convincentes.

Sênior

Já a produção sênior acerta não apenas pela escolha do elenco, como em mostrar a profunda influência que o dinheiro faz justamente a quem falta. Bem como fotografia e montagem, que ressaltam de forma eficiente a violência dos ambiciosos e dão mais vigor a um time de senhoras de bairro que aos adolescentes perdidos na noite.

Mas tanto o filme Negra Como a Noite quanto O Bingo Macabro ainda conseguem passar sua mensagem de que o terror, aqui, é apenas uma forma de falar sobre os excluídos. Entretanto, a vida real é bem pior.

Onde assistir ao filme Negra como a Noite?

A saber, o terror Negra como a Noite (Black as Night) está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes do Amazon Prime Video desde sexta-feira, 1º de outubro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Negra como a Noite, do Amazon Prime Video

Negra como a Noite: elenco do filme (Amazon Prime Video)

Nicole Barre
Mason Beauchamp
Asjha Cooper
Theodus Crane
Keith David
Abbie Gayle

Ficha Técnica (Negra como a Noite – Amazon Prime Video)

Título original do filme: Black as Night
Direção: Maritte Lee Go
Roteiro: Sherman Payne
Data de estreia: sex, 01/10/21
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Duração: 87 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN