Nem Um Passo em Falso HBO Max filme crítica

‘Nem Um Passo em Falso’, da HBO Max, faz jus ao nome

Wilson Spiler

Incluído recentemente no catálogo da HBO Max, Nem Um Passo em Falso (No Sudden Move) é um filme policial que, há algum tempo, havia desaparecido do “mercado”. Sem muita ação, mas com bom diálogos e uma trama densa, a produção estrelada por Don Cheadle e Benicio del Toro é um belo acerto da Warner Bros. Pictures.
A trama se passa em 1955, em Detroit, quando um grupo de pequenos criminosos é contratado para roubar o que parecia ser apenas um documento. Entretanto, tratava-se de uma das invenções que mudaria todo o panorama da indústria automotiva: o catalisador. Para quem não sabe, estamos falando de uma das partes mais importantes do sistema de escape do carro. Afinal, ela transforma os gases poluentes liberados pelo motor em compostos seguros. Caso seja retirada, o veículo irá emitir mais gases nocivos na atmosfera, podendo gerar multas ao proprietário. Além disso, também desregula o sistema de injeção eletrônica de contrapressão do escapamento; bem como provocar perda de rendimento do motor; desgaste prematuro de peças; e excesso de ruídos.

Nem Um Passo em Falso: uma história ‘real’

O mais interessante é que o filme Nem Um Passo Em Falso conta uma história real, onde a GM, a Ford, a Chrysler e a American Motors foram processadas por terem ocultado durante 15 anos a tecnologia. Contudo, a regra dos ricos não vale apenas no Brasil. Isso porque as gigantes montadoras fizeram um acordo com o governo e não foram multadas. Mas, a partir de 1975, os catalisadores tornaram-se peça obrigatória em todos os veículos fabricados nos Estados Unidos. Antes de qualquer reclamação, essa informação não pode ser considerada um spoiler, visto que basta uma busca rápida no Google para saber do caso.
Dirigido por Steven Soderbergh, responsável pelos ótimos Contágio (2011) e A Lavanderia (2019), por exemplo, Nem Um Passo em Falso também conta com um elenco de peso. Além dos já citados Cheadle e del Toro, conta ainda com nomes como David Harbour, Jon Hamm, Amy Seimetz e um irreconhecível Brendan Fraser. Já não bastasse esse cast incrível, o roteiro é de Ed Solomon, de Truque de Mestre (2013) e MIB (1997). Alguma chance de dar errado? Sempre tem, mas não foi desta vez.
[youtube v=”TKQeCiDr-SU”]

Vale a pena assistir?

Em um ritmo lento, mas instigante ao mesmo tempo, o filme tem aquele clima noir de suspense e é recheado de reviravoltas, traições e, claro, tensão, onde, sem querer fazer trocadilho, mas já fazendo: “nem um passo em falso” pode ser dado. Nos importamos com os personagens e nos surpreendemos com seus destinos. Cada um deles tem sua importância e seu espaço bem equilibrado na obra. Ou seja, tudo o que gostamos em uma produção do gênero.
Embora quem conheça o caso já saiba o que acontece no fim, é bom lembrar que trata-se de uma adaptação de uma história real. A trama, em suma, é basicamente um romance redigido por um escritor. Aliás, dos bons. Então, se está com o dia de folga e sem nenhuma novidade na HBO Max, pode apostar suas fichas em Nem Um Passo em Falso.
Enfim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Nem Um Passo em Falso

[youtube v=”W7DPyy9RgV0″]

Elenco de Nem Um Passo em Falso, da HBO Max

Don Cheadle
Benicio del Toro
David Harbour
Jon Hamm
Amy Seimetz
Brendan Fraser
Kieran Culkin
Noah Jupe
Craig Grant
Julia Fox
Frankie Shaw
Ray Liotta
Bill Duke

Ficha Técnica

Título original do filme: No Sudden Move
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Ed Solomon
Data de estreia: qui, 01/07/21
Onde assistir ao filme ‘Nem Um Passo em Falso’: HBO Max
País: Estados Unidos
Gênero: policial
Duração: 115 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN