Guerra na Ucrânia | Netflix interrompe todos os projetos e aquisições da Rússia
Vanderlei Tenório
A Netflix interrompeu todos os projetos e aquisições futuras da Rússia em meio à invasão da Ucrânia, apurou a Variety A gigante do streaming tinha quatro originais russos em andamento, incluindo uma série de suspense policial dirigida por Dasha Zhuk, que estava sendo filmada e foi suspensa. A série foi a segunda série original da empresa filmada na Rússia, depois de ‘Anna K’, que terminou no ano passado.
Uma fonte próxima à Netflix disse que a empresa está avaliando o impacto dos eventos atuais envolvendo Rússia e Ucrânia. A empresa anunciou também que não permitirá a transmissão de 20 canais de TV estatais russos em sua plataforma. Os canais incluem: Canal Um, NTV e Spa, um canal operado pela Igreja Ortodoxa Russa. Entende-se que o Canal Um está alinhado com o Kremlin e provavelmente transmitirá propaganda de Putin, segundo a Variety.
Na segunda-feira (28), a The Walt Disney Company anunciou que da mesma forma pausará todos os lançamentos nos cinemas na Rússia, incluindo ‘Turning Red’, da Pixar, que estreará no país em 10 de março. Poucas horas após o anúncio, a Warner Bros. cancelou o lançamento de ‘Batman’ na Rússia.
- ‘Smiling Friends’ diverte e traumatiza
- ‘Pega Ladrão!’: animação interativa da Netflix é maçante
- ‘Rabbids: A Invasão – Missão para Marte’: criaturas fofas vindas diretamente dos games
Festivais
Em outros lugares da indústria de cinema e TV, a Rússia foi impedida de participar de grandes festivais e premiações. Na segunda-feira (28), a exposição de artes Beinnale em Veneza descartou seu pavilhão russo, enquanto o Festival de Cinema de Veneza continua ponderando sua resposta aos pedidos de boicote aos filmes da Rússia no evento. O Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, adotou uma postura semelhante, decidiu retirar seus dois títulos russos este ano: ‘No Looking Back’, de Kirill Sokolov; e ‘The Execution’, de Lado Kvataniya. O Festival de Cinema de Locarno, da Suíça, por outro lado, anunciou que exibirá filmes russos em sua próxima edição em agosto.
O Festival de Cinema de Cannes anunciou na terça-feira (01) que não receberá delegações russas ou participantes com vínculos com o governo, enquanto o Series Mania Festival e a MipTV disseram que não haverá presença russa em seus respectivos eventos, de acordo com a sanção do governo francês contra a Rússia.
Netflix na Rússia
Por fim, lembramos que, a Netflix Russa existe há pouco mais de um ano, a plataforma ainda é pequena no país, tanto que a empresa não tem escritórios ou funcionários lá. Convém salientar que a empresa continua oferecendo seu serviço aos membros russos enquanto monitora a situação de perto.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa