‘NeverAwake’ conquista pela história do game
Felipe de Andrade
Anteriormente lançado para PC, NeverAwake chega em janeiro de 2023 para Nintendo Switch, Xbox Series e para os consoles da Sony, tanto PS4 quanto PS5. Este jogo pode se encaixar no estilo de “jogo de navinha”, mas sua jogabilidade é um pouco mais complexa do que de alguns clássicos do gênero.
Sendo mais específico, NeverAwake não revolucionou o gênero, mas consegue condensar aspectos de diversos jogos antigos e outros mais recentes possuindo características de clássicos como franquias “R-Type”, “Raiden”, “Super Stardust HD”, “Enter the Gungeon”, entre outros.
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Shooter de bullet hell e twin stick
Desenvolvido e publicado pelas japonesas Neotro Inc. e Phoenixx Inc., respectivamente, NeverAwake se trata de um jogo shooter de bullet hell com jogabilidade baseada em twin stick, onde o analógico esquerdo fica responsável pela movimentação e posicionamento da personagem na tela, e o direito faz a vez das funções de mira e tiro ao mesmo tempo. Completando os comandos, temos um botão para usar a arma secundária e outro para o dash, ou esquiva, e quando acionado com a personagem parada, é responsável por ativar o ataque especial.
Conforme passamos de fase, ou morremos ao tentar finalizar as mesmas, vários itens, armas secundárias e acessórios são destravados para personalizar os poderes da garotinha que controlamos. Sendo possível disparar bolas de fogo, raios laser, tiros perseguidores e mais vários outros ataques especiais de acordo com cada arma nova equipada. Com o tempo é possível evoluir as armas para que possam causar mais dano por disparo ou aumentar a duração de uso dessas armas em cada novo combate.
Acessórios
Os acessórios disponíveis são os mais variados possíveis e vão desde aumentar a barra de vida, a criar um escudo em forma de guarda-chuva para nos proteger de tiros e gerar bombas capazes de destruir todos os inimigos que estiverem na tela e muito mais.
Para conseguir destravar esses Power UPS, é necessário recolher e acumular determinadas quantidades de Almas dos inimigos mortos pelas fases, incluindo os vários chefes presentes no jogo. Em quase que 100% dos intervalos entre uma fase e a outra novos itens equipamentos são liberados para compra.
As Almas também determinam quando conseguimos finalizar cada fase. Funciona assim: todas são pequenas e acabam em torno de um minuto de jogatina, sendo que o que caracteriza o êxito não é chegar ao final e sim completar uma barra de contagem que se enche ao coletar as Almas. E quando a barra chegar em 100%, a fase acaba. Caso contrário, entramos em um loop e ela recomeça com o jogo seguindo assim até atingirmos o volume de Almas necessárias.
Momentos da protagonista
Em NeverAwake, todos os mundos e suas fases são construídas visando retratar momentos e sentimentos ruins vividos pela protagonista Rem, que aparentemente está em coma devido a algum acontecimento traumático não revelado no início do jogo, justificando o título do jogo podendo ser traduzido como nunca acordada, ou algo do tipo.
Dada esta situação, a campanha se passa durante os sonhos da garota e retratando suas lembranças, medos, gostos e sentimentos por meio das fases e monstros que enfrentamos com uma visão singular sobre tudo isso. Combatemos os vegetais que ela não gosta de comer; cachorros e dentistas que geraram algum possível trauma; e colegas de escolas que faziam bullying. Até mesmo cheguei a presenciar uma briga entre seus pais em forma de batalha de chefe de fase, inserida de forma bem criativa.
NeverAwake conta com mais de 50 níveis divididos entre fases e chefes que podem ser jogados diversas vezes em busca de liberar novas armas, equipamentos e páginas dos diários da protagonista, que explicam melhor sobre a história de vida dela e também porque enfrentamos inimigos específicos do jogo, do ponto de vista de uma criança com muita criatividade e história para contar.
Fases bem construídas, mas…
O jogo possui fases bem construídas e com um visual bem atmosférico com cenários e inimigos possuindo um estilo que lembra um desenho feito à mão por uma criança. Todos os mundos conseguem transparecer as angústias, sonhos e medos da protagonista de forma bem detalhista. Os destaques ficam por conta dos chefes que são monstros gigantes variados que tentam passar o sentimento da Rem tanto pelo seu visual, quanto pelas batalhas.
O som do jogo é bom de modo geral, com efeitos sonoros competentes e trilhas repetitivas que não chegam a enjoar. O ponto negativo é que não temos tradução das legendas para o português, infelizmente. Recomendo que, quem for jogar e não entender inglês, busque traduzir os textos do diário da Rem para que possa entender os sentimentos e aproveitar a história de vida da protagonista. Caso contrário, NeverAwake se torna apenas mais um jogo de nave das centenas que jogamos durante a vida.
Veredito de NeverAwake
NeverAwake, seja para Nintendo Switch, Xbox Series, PS4 ou PS5, busca inovar em um gênero já saturado de jogos parecidos trazendo o ponto de vista diferenciado de uma criança para o tudo que acontece durante as fases. Com uma história cheia de drama contada por meio de páginas de um diário, o jogo transmite muito, mas dá mais vontade de avançar na campanha por causa da história do que pelos combates na contra inimigos a cada fase que passamos.
Prós
- Alto fator replay
- Poderes variados
- Boa história
Contras
- Fases curtas
- Pouco desafio
- Design de algumas fases são confusos
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