Ninguém Sai Vivo Daqui é um excelente filme, mas indigesto
Demétrius Carvalho
Ninguém Sai Vivo Daqui é um filme é indigesto. O que não significa que seja ruim. Ele é pesado. Daqueles que podem permanecer por dias habitando sua mente, mas é uma excelente produção brasileira inteiramente rodado em P&B.
Ambientado em um manicômio no interior de Minas Gerais na década de 70, temos o aviso de que é baseado em fatos com personagens não reais, possivelmente para se preservar a identidade dos envolvidos.
A história
Elisa (Fernanda Marques), é jogada e trancada por seu pai dentro do vagão de um trem. Ele toma essa atitude por não aceitar a gravidez da filha. No entanto, ela não está sozinha, apesar de desconhecer o destino. A noite entre os desconhecidos era apenas o começo da drástica mudança que ocorreria em sua vida.
O destino do trem? O tal manicômio onde seria internada a força por seu próprio pai. Certamente que ela não tinha problema algum, a não ser, enfrentar seu pai. Logo percebe que não apenas ela está ali por não ter se adaptado a alguma “regra da sociedade”. E mesmo muitos dos que apresentam transtornos, podem ter sido levados à esse estado após tanta tortura e sofrimento. Elisa encontra alguém que está ali há algumas décadas e pelo mesmo motivo, mas o filho dela, nunca soube o seu paradeiro.
A gravidez de Elisa não tem um final feliz, assim como vários personagens do longa dirigido por André Ristum. Dessa maneira, ao longo do tempo, os “sãos” começam a arquitetar formas de sair vivo dali, pois a lógica do lugar é só sair sem vida. Tal qual a vida, boas surpresas são apresentadas e tem gente saindo de forma emocionante e comovente pela porta da frente em um dos momentos mais marcantes do filme, o que eleva a esperança no acaso da vida.
Elisa, depois de muito tempo, traumas e abusos, consegue deixar o local e o final do filme é surpreendente e forte. Principalmente por se tratar de acontecimentos reais. Excelente filme, mas indigesto.
Onde assistir o filme Ninguém Sai Vivo Daqui
O filme está em cartaz nos cinemas brasileiros.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Você precisa ver isso:
- Deadpool & Wolverine chega como um divisor de águas para o MCU
- Imaculada é apenas mais um terror com freiras
- A Estrela Cadente deve agradar apenas os fãs da dupla de diretores
Trailer do filme Ninguém Sai Vivo Daqui
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie o Ultraverso comprando pelo nosso link.
Ninguém Sai Vivo Daqui – Elenco do filme
Fernanda Marques
Augusto Madeira
Andréia Horta
Rejane Faria
Naruna Costa
Aury Porto
Arlindo Lopes
Bukassa Kabengele
Ficha Técnica – Ninguém Sai Vivo Daqui
Título original: Ninguém Sai Vivo Daqui
Direção: André Ristum
Roteiro: André Ristum, Marco Dutra, Rita Gloria Curvo
Data de estreia: 11 de julho de 2024
Duração: 86 minutos
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 2023
Classificação: 16 anos