Nirvana continua vivo em ‘The Batman’ | Curiosidades sobre Nevermind
Gilda Nobrega
Nirvana e Batman continuam mais vivos do que nunca. Afinal, mesmo com décadas de lançamento da banda e do personagem, ambos ainda fazem muito sucesso entre os fãs e angariam novos adeptos por todo o mundo.
Mas o que Batman e Nirvana têm em comum? É que, depois de quase 30 anos, a banda norte-americana de grunge movimentou as vendas nas plataformas digitais.
Isso porque, a música do Nirvana, “Something in the Way”, permeou os cerca de 2 minutos do trailer de The Batman exibido na DC Fandome. Assim, as vendas do álbum Nevermind dispararam.
Desse modo, o segundo disco de estúdio da banda, lançado em 1991, aparece atualmente na 19ª posição do “Top 200 Songs” no iTunes. Já na Amazon Music, a canção figura no 23º lugar na lista das mais vendidas.
Embora a música não tenha sido lançada como single, Nevermind vendeu mais de 30 milhões de cópias, conquistando fãs de todo o mundo!
Então, para celebrar a canção do Nirvana em The Batman, listamos 8 curiosidades sobre o álbum Nevermind, um dos mais emblemáticos do grupo. Confira!
- Confira nossa cobertura do Rock in Rio
- A resistência LGBTQ+ nos grandes festivais de música no Brasil
- MTV MIAW 2020 anuncia apresentadoras do evento
1. A versão acústica da canção é a mais assistida no YouTube
Devido ao grande sucesso Live On MTV Unplugged Unedited em 1993, a versão acústica da música foi a mais visualizada na rede. É o primeiro álbum ao vivo da banda contendo um concerto, contudo, não há registros de videoclipe oficial da canção.
2. Existe uma faixa oculta no álbum
Embora intitulada como “Endless, Nameless“, a canção foi destinada a aparecer no final de “Something in the Way” nas versões em CD do álbum, mas foi acidentalmente excluída das prensagens iniciais.
Em algumas prensagens do CD, a canção “Something in the Way” termina aos 3:52. Portanto, após 10 minutos de silêncio, inicia-se uma canção oculta, “Endless, Nameless“, que continha gritos, guitarras altamente distorcidas e bateria pesada. Ela surgiu quando uma das tomadas de “Lithium” saiu errada.
3. O menino da capa de era para ser uma menina
O fotógrafo Kirk Weddle tirou duas fotos, de uma menina e um menino. Mesmo tendo escolhido a foto da menina para ser a capa, a gravadora da banda insistiu que fosse escolhido o menino.
Aliás, em 2016, para celebrar 25 anos de lançamento do álbum, o “bebê do Nirvana” recriou a capa do “Nevermind” na piscina.
4. “Nevermind” foi originalmente intitulado “Sheep”
Em primeiro lugar, “Nevermind” não é uma palavra real. O correto seriam duas palavras separadas – “Never Mind“. O título escolhido foi um manifesto de Kurt Cobain.
5. Quase houve uma separação por conta de direitos autorais
Cobain pediu maior porcentagem sobre os direitos do álbum após 6 meses de seu lançamento. Assim, Novoselic e Grohl quase saíram da banda em protesto.
6. Kiss aparece na contracapa do disco
A princípio, mesmo ilegível, na contracapa do álbum existe uma colagem feita por Kurt composta por pinturas de Dante Inferno, Chim Chim, o macaco. Em resumo, se olhar muito bem, encontrará uma pequena foto do Kiss. Certamente, a banda é uma das favoritas do vocalista.
Contracapa: “Nevermind” (Foto: Divulgação)
7. O álbum foi premiado com Disco de Diamante
A saber, em março de 1999, Nevermind recebeu o prêmio de mais de 10 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e surpreendentes 30 milhões em todo o mundo. Todavia, o único single a entrar no Top 10 da parada da Hot 100 singles foi, “Smells Like Teen Spirit“.
8. Banda inteira foi expulsa em sua festa de lançamento
Cobain e companheiros do Nirvana apareceram embriagados e, em um minúsculo palco de Seattle, iniciou-se uma enorme confusão. Entretanto, ao que parece, ocorreu uma guerra de comida entre os membros do Nirvana, onde a segurança da casa os obrigou a se retirarem.
Então, histórias à parte, a música do Nirvana combinou com o tom de suspense do trailer de The Batman. Ainda não foi divulgada a data de estreia do filme e devido à pandemia da COVID-19, as gravações foram pausadas, com possível previsão de serem retomadas em setembro. Aguardemos!