No Jogo do Amor Du Sie Er & Wir crítica do filme Netflix capa estreia lançamento Ultraverso

‘No Jogo do Amor’: não se deixe levar pelo título

Wilson Spiler

À primeira vista, o título No Jogo do Amor pode causar uma impressão errada do filme alemão que acabou de estrear na Netflix. O nome original da obra Du Sie Er & Wir, que, em português, quer dizer algo como “Você, Tu, Ele e Nós”, talvez fizesse mais sentido sobre o que realmente quer dizer o longa, afinal, estamos falando de uma relação entre quatro pessoas.

Isso porque No Jogo do Amor causa uma falsa sensação de que estamos diante de uma comédia romântica das mais bregas e afastar um público cansado de produções do gênero. E não é exatamente o que acontece aqui nessa boa película da Alemanha.

Relações e debates atuais

No longa, dois casais de amigos trocam de parceiros durante quatro semanas e, quando se encontram novamente em uma viagem para casa de praia, descobrem que tudo mudou nas relações. De repente, seus sentimentos são colocados à prova, bem como suas escolhas de vida e expectativas são reavaliadas.

O que torna No Jogo do Amor interessante é que, além do filme se passar basicamente em apenas um cenário, o longa discute as relações nos tempos das redes sociais, onde tudo parece ser feito apenas para gerar cliques e engajamento. Além disso, debate temas em alta com a atual geração como monogamia, poligamia e poliamor, expressando didaticamente as diferenças entre eles.

Humanos e falhos

Além disso, os diálogos bem pontuados entremeando com cenas patéticas, naturais em uma relação entre amigos, elevam o nível do roteiro e da direção, onde ninguém é exatamente protagonista ou está certo. A tensão provocada pelos erros dos personagens também são dignas de riso, mas de nervoso, fazendo o espectador torcer para que, no final, as amizades sejam reatadas. Afinal, são humanos, falhos, mas que se amam.

Aliás, a direção também acerta em algumas inovações no enquadramento ou até na divisão de tela. Mostrando, de fato, que o protagonismo inexiste na obra. Tirando uma trilha ou outra incluída propositalmente para apertar o coração de quem assiste, o que não havia necessidade (principalmente na cena da mesa), No Jogo do Amor é, sem dúvida, um bom achado da Netflix.

Onde assistir ao filme No Jogo do Amor?

A saber, o filme No Jogo do Amor, novo produção alemã, está disponível para assinantes da Netflix a partir desta sexta-feira, 15 de outubro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme No Jogo do Amor, da Netflix

No Jogo do Amor: elenco do filme (Netflix)

Janina Elkin
Nilam Farooq
Paula Kalenberg
Jonas Nay

Ficha Técnica

Título original do filme: Du Sie Er & Wir
Direção:
Florian Gottschick
Roteiro: Florian von Bornstädt
País: Alemanha
Duração: 98 minutos
Gênero: drama, romance, comédia
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN