‘No Matarás’ (Amazon) é um filme intenso e ágil
Danilo Firmino
A guerra entre as gigantes do streaming é cada vez mais acirrada, com diversos filmes sendo lançados nas principais plataformas com grande regularidade. Nem todos têm uma boa qualidade, infelizmente. Contudo, as produções espanholas estão chamando cada vez mais atenção do público brasileiro.
Recentemente, O Poço (2019) gerou debates acalorados nas redes sociais. Entre os diretores, é possível destacar o catalão Oriol Paulo, que, desde seu trabalho como roteirista em Los Ojos de Julia (2011), produzido por Guillermo del Toro, vem recebendo elogios. Em seguida, dirigiu El Cuerpo (2012), Um Contratempo (2016) e Durante a Tormenta” (2019), além da mais recente série da Netflix, O Inocente (2011).
Outro diretor relevante é Álex de la Iglesia, responsável por Las Brujas de Zugarramurdi (2013), El Bar (2017) e Perfeitos Desconhecidos (2018), sendo ainda o diretor do documentário Messi (2014), que acompanhou a vida do craque argentino.
Qualidade do cinema espanhol
A produção do Amazon Prime Video No Matarás (2020), dirigida por David Victor, é prova de como o cinema espanhol é capaz de obras de grande qualidade, tendo como protagonista o versátil ator madrilenho Mario Casas.
No filme, o ator interpreta Dani, um jovem tímido que passa grande parte de sua vida cuidando do pai. Depois da morte do pai, sua irmã, Laura (Elisabeth Larena), presenteia o rapaz com uma grande viagem, que Dani não tem certeza se deve ou não realizar. Ao ir até uma lanchonete, Dani é abordado por Mila (Milena Smit), uma jovem que pede para o rapaz pagar sua refeição, pois um conhecido furou um encontro com ela, e a garota não tinha dinheiro. E, após esse gesto de gentileza, a vida de Dani se transformará em um inferno.
[youtube v=”631qrVVbFUE”]
Intensidade
A palavra para definir No Matarás é intensidade. Após um primeiro ato comedido, onde o diretor procura apresentar a vida do protagonista, o filme torna-se frenético. A todo momento você se pergunta como Dani irá se livrar das situações que se mete.
Os problemas se acumulam como uma bola de neve em longos processos de “causa e efeito”: decisões erradas geram consequências desastrosas, que necessitam de decisões perigosas, que geram mais consequências terríveis. Quando se dá conta, o protagonista se encontra em situações que ameaçam sua vida.
Além da ótima interpretação de Casas – que recebeu o prêmio Goya Awards pelo papel – a direção ágil de David Victor adiciona caos e tensão nas cenas com a controversa técnica da “câmera tremida”, onde a ela desfoca, se aproxima, se afasta, treme, literalmente acompanhando lado a lado os passos de Dani. Embora esse recurso seja usado em demasia no cinema de ação, especialmente acompanhado com uma quantidade indecente de cortes, em No Matarás, do Amazon Prime Video, a confusão e a situação de desespero combinam com a proposta.
Decisões questionáveis (?)
Claro, nem tudo são flores em No Matarás. Afinal, às vezes algumas consequências das ações podem sugerir uma “forçada de barra”, as decisões de Dani podem ser questionáveis, de certa maneira, antinaturais. Mas será que faríamos diferente? Em uma situação de tensão como a proposta do filme, conseguiríamos manter a calma e pensar de maneira fria e comedida?
Enfim, No Matarás é um filme intenso e ágil. Além disso, fará com que tema pela vida do protagonista e jogará o espectador abismo abaixo junto com Dani. Assim, no fim das contas, fará com que você pense duas vezes antes de acompanhar estranhos até locais suspeitos…
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
TRAILER – ‘NO MATARÁS’ (AMAZON)
[youtube v=”F3IpLKCv5IY”]
FICHA TÉCNICA
Título original do filme: No Matarás
Direção: David Victori
Roteiro: Jordi Vallejo, David Victori, Clara Viola
Elenco: Mario Casas, Milena Smit, Elisabeth Larena
Onde assistir ao filme ‘No Matarás’: Amazon Prime Video
Data de estreia: sex, 16/10/20
País: Espanha
Gênero: suspense
Ano de produção: 2020
Duração: 95 minutos
Classificação: 14 anos