Leia a nossa crítica do filme Nostalgia - Ultraverso

Longa é dirigido por Mario Martone. Foto: Mario Spada / Divulgação

Nostalgia – O cotidiano afetado pelo passado

Sayla Namila

Um filme francês que mexe com as emoções ao mostrar o reencontro do personagem com o seu passado. Traz crises familiares e uma tentativa do personagem de se reconectar com relações que ele abandonou ou negligenciou. O personagem se depara com muitas emoções diferentes o que gera no público curiosidade e nos força a pensar além do obvio. O desfecho é um pouco previsível, mas não deixa de ser surpreendente.

Leia mais:

A trama

O enredo de Nostalgia mostra o retorno de Felice a sua terra natal, Nápoles. Esse reencontro com seu passado o confronta com sua mãe doente, bem idosa e dependente. Ele reencontra pessoas que fizeram parte de sua juventude. Vê que a situação o política e de trabalho do local mudaram após 40 anos que esteve longe.

Na sua juventude ele vivenciou momentos de rebeldia, que apesar de ter tentado deixá-los para traz com sua fuga para Cairo, ainda gera Nostalgia. Estes momentos refletiram nas decisões que ele tomou a frente. Ele é casado, sem filhos e evita beber álcool.

Leia a nossa crítica do filme Nostalgia - Ultraverso

Longa é dirigido por Mario Martone. Foto: Mario Spada / Divulgação

Seu amigo Oreste também confronta o passado após a chegada repentina de Felice na cidade. Ele se sente rancoroso por seu amigo tê-lo abandonado.

A Igreja se mostra presente nas tentativas de solucionar os problemas da cidade e na busca em proteger Felice e a comunidade de uma turba de bandidos liderados pelo Malvado que e o amigo Oreste que Felice deixou no passado.

Conclusão

A tentativa de Felice de se reconectar com seu passado gera diversos sentimentos: tristeza, curiosidade e suspense. Como o início da trama foca bastante no cotidiano de Felice pode parecer um pouco parado. Os dia logos entre os personagens vão desvendando pontos importantes da história de Felice e nos remete à Nostalgia.

O dia logo de Felice e Oreste demonstra muito sentimento, a insistência e até teimosia de Felice em caminhar como se as magoas do passado tivessem sido superadas. A frase inicial do filme conclui o desfecho final, pois Felice confiava muito no que conhecia da cidade e das pessoas que ele deixou para trás, mas na tentativa de retomar essa fase de sua história do ponto onde parou, acabou ignorando os sentimentos e vivências que se passaram nesses 40 anos de sua ausência, gerando o final trágico da história que aparentemente não gera nenhum arrependimento aos envolvidos.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:

https://amzn.to/3mj4gJa

Trailer do filme Nostalgia

Ficha técnica do filme Nostalgia

Título original: Nostalgia

Direção: Mario Martone

Roteiro: Mario Martone, Ippolita di Majo

Elenco: Pierfrancesco Favino, Francesco Di Leva, Tommaso Ragno, Aurora Quattrocchi, Sofia Essaidi, Nello Mascia, Emanuele Palumbo, Artem, Salvatore Striano, Virginia Apicella

Onde assistir: somente nos cinemas

Data de estreia: 05 de outubro de 2023

Duração: 117 minutos

País: Itália

Gênero: drama

Ano: 2022

Classificação: 14 anos

Sayla Namila

Uma sonhadora que busca nas artes uma forma de entender o mundo e se comunicar com ele. Formada em Direito, profissional técnica da saúde, da tecnologia e da administração. Escrevo para divertir as pessoas sendo muito eclética nos assuntos, além de gostar de tocar clarinete e outros instrumentos.
0

Créditos Galáticos: