‘O Aprendiz’ é um bom e controverso filme sobre Donald Trump

Bruno Oliveira

O polêmico filme sobre Donald Trump está para chegar logo logo aos cinemas nacionais. Fez parte da seleção oficial de filmes em Cannes 2024 e esteve agora há pouco no Festival do Rio. Como sua estreia é iminente em nossas terras, não o colocarei como um fruto do festival, mas sim já como um lançamento comercial em grande escala. Muito vem se falando sobre ele, principalmente de uma cena bem específica que pode dar o que falar. Donald Trump é uma persona altamente controversa e de certa forma merecia uma cinebiografia. Seja para o bem ou para o mal.

Sinopse

A trama segue um jovem Trump (Sebastian Stan) na cidade de Nova Iorque entre os anos 70 e 80, tentando erguer um novo império de negócios imobiliários. Nesse momento, conhecemos a sua relação com o advogado Roy Cohn (Jeremy Strong), que acaba por ser um mestre dos negócios e da vida para ele. Entre elos de poder, amizades e o sentimento de mentor-protegido, o filme narra a história das origens de uma importante dinastia americana.

Leia também:

Donald Trump como aprendiz

Em seu início é informado que o longa é baseado em fatos reais, mas devidamente modificados para encaixar bem na mídia cinematográfica. Me surpreende ao vê-lo sendo lançado e até agora sem nenhuma menção de processo da persona real retratada aqui. Porém, sua campanha eleitoral já falou publicamente que tudo não passa de uma pura difamação maliciosa. A escolha do nome O Aprendiz (The Apprentice, no original), remete automaticamente ao reality show de mesmo nome que era apresentando pelo próprio Donald Trump. Programa esse que durou de 2004 até 2017. Aqui, no caso, ele seria o aprendiz e Roy Chon seria o mestre.

Três regras básicas

Em seu início, acompanhamos um Donald Trump muito diferente do que conhecemos. Ainda um rapaz ingênuo, mas já muito ambicioso. As coisas começam a acontecer quando conhece o advogado (do diabo) Roy Chon, que o ajuda em um caso a favor da empresa de sua família. Em vez do dinheiro, Roy só pede a amizade do futuro bilionário. E com isso ele ensina 3 regras básicas para sobreviver entre os grandes: 1 – ataque, ataque, ataque; 2 – não admita nada. Negue tudo; 3 – não importa o que aconteça, reivindique a vitória e nunca admita derrota. Se analisarmos bem, é tudo o que ele faz até hoje na maior cara dura.

Controverso

Por incrível que pareça, o filme não mostra apenas as facetas ruins de Trump. Em muitos momentos conseguimos simpatizar com ele e rir com algumas pérolas soltadas por ele. O importante é que o longa não deixa assim por muito tempo. Vemos o quanto ele é inescrupuloso e como ele vai deixar qualquer um de lado para conseguir o que quer. Se em algum momento essa dúvida surge, isso se esvai completamente quando vemos o seu comportamento com sua mulher na época, Ivana Trump (Maria Bakalova). Pesado e que sela definitivamente quem é essa pessoa.

Atuações

Sebastian Stan (Capitão América: O Soldado Invernal) não conseguiu me convencer muito em sua primeira parte. Apesar da caracterização, eu não estava sentindo muita credibilidade. Isso muda completamente quando pulamos dos anos 70 para o 80. Ele muda, seus trejeitos estão mais característicos e aí sim enxergamos algo ali. No geral, não o achei brilhante, mas passou algo. Jeremy Strong (Succession) brilha mais. Não conheço a pessoa original para fazer o mínimo de comparação, mas é incrível como ele está sendo um predador no início e logo depois vemos a mesma pessoa ser devorada pelo seu aprendiz. Cruel, mas muitos dirão que mereceu. Maria Bakalova (Morte, Morte, Morte) tem menos destaque, mas quando está em cena consegue puxar todo o holofote para ela.

Conclusão

O Aprendiz é um bom filme. Mostra uma boa construção da persona e vemos uma incrível diferença do Donald Trump do início para o do final. O meu maior problema com ele foi o fato de mostrar uma cena pesadíssima e não ter um mínimo de desfecho sobre isso. Nem comentado isso é depois. Simplesmente acontece e é isso aí. Se foi só para chocar, não achei legal. Queria minimamente ver algum tipo de consequência depois.

Onde assistir ao filme O Aprendiz

O filmeO Aprendiz está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 17 de outubro.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Trailer – O Aprendiz

Ficha Técnica – O Aprendiz

Título original: The Apprentice
Direção: Ali Abbasi
Roteiro: Gabriel Sherman
Duração: 122 minutos
Gênero: drama, biografia
Ano: 2024
Classificação: 16 anos

Bruno Oliveira

NAN