‘O Baile das Loucas’: quando a loucura das mulheres é apenas a ignorância da sociedade
Mari Vieira
No filme O Baile das Loucas (Le Bal des Folles), produção francesa incluída no catálogo do Amazon Prime Video, a jovem Eugénie (Lou de Laâge) é internada em um hospício feminino de La Sapêtrière, na Paris do final do século 19.
Tal fato se dá pelo motivo que a moça tem a capacidade de falar com os mortos e, para sua família, ela sofre de sérios problemas de histeria. Por este motivo, alucina, afirmando falar com os mortos. Em um lugar totalmente hostil a jovem tenta sobreviver, sendo testemunha ocular e até vítima dos abusos cometidos pelos médicos e enfermeiras do local.
- ‘My Son’, um filme sobre instintos
- ‘Branco no Branco’, representante do Chile no Oscar 2022, chega ao streaming
- ‘As Agentes 355’ vale apenas pelo empoderamento feminino
Vínculos afetivos
Então, durante sua estadia, Eugénie desenvolve um vínculo afetivo com outras pacientes, levadas até lá pelos motivos mais banais: mães solos; bem como lésbicas; idosas abandonadas pelos familiares; esposas internadas por seus maridos; adúlteras, entre outros.
Neste local, ela também conhece a enfermeira Geneviève (Mélanie Laurent), que sofre muito a perda de um familiar e começa a acreditar que Eugènie possui um dom muito especial e talvez possa lhe ajudar em suas questões espirituais.
Visão ultrapassada da mulher
O filme O Baile das Loucas nos apresenta uma visão crítica e ampla sobre como a mulher era vista e tratada pela sociedade do século 19. Eugènie, a todo o momento, se apresenta como uma mulher à frente do seu tempo, mas, para o seu pai, aquilo era o fim.
Afinal, enquanto as outras jovens estavam preocupadas com bailes, vestidos e chás, a moça estava lendo, emitindo sua opinião sobre os mais diversos assuntos, e sendo repudiada por isso.
Intolerância religiosa e fuga do padrão
Enfim, O Baile das Loucas é um filme de época que aborda um olhar genuíno sobre a intolerância religiosa que perdura até hoje. Mas não apenas isso. Aliás, a espiritualidade não é o foco principal da narrativa e sim como as mulheres são vistas quando fogem do padrão do que a sociedade espera delas.
Assim como os vínculos de amizade que se geram nos momentos mais inoportunos e como a dor da outra pode doer tanto em nós. Certamente uma obra que nos apresenta um cenário cru, pesado e ao mesmo tempo cativante!
Onde assistir ao filme O Baile das Loucas?
A saber, o filme O Baile das Loucas está disponível para assinantes do Amazon Prime Video. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme O Baile das Loucas (Amazon Prime Video)
O Baile das Loucas (Amazon Prime Video): elenco do filme
Lou de Laâge
Mélanie Laurent
Emmanuelle Bercot
Ficha técnica
Título original: Le Bal des Folles
Direção: Mélanie Laurent
Roteiro: Julien Decoin, Christophe Deslandes, Mélanie Laurent e Victoria Mas
País: França
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Duração: 122 minutos
Classificação: 16 anos