‘O Bom Doutor’ é uma comédia leve e despretensiosa

Fábio

A comédia francesa ‘O Bom Doutor’ faz uma aposta inusitada: focar o roteiro praticamente em dois protagonistas. Para isso dar certo, é necessário duas coisas básicas. Ter um elenco coadjuvante que entenda a missão e cumpra o papel para que suas estrelas brilhem e que elas tenham uma química perfeita para o filme não desandar. A sorte do diretor Tristan Séguéla é que o veterano ator Michel Blanc e o jovem comediante e youtuber Hakim Jemili se entendem desde a primeira cena juntos e caminham com segurança até o final.

A história, a princípio baseada em um caso real beira a simplicidade, mas agrada. Não espere reviravoltas ou uma trama complicada. O Bom Doutor é uma comédia simples, leve e divertida, sem nenhuma pretensão. A única preocupação do filme é entreter quem o assiste.

O Bom Doutor

Sinopse

Paris, véspera da Natal. Praticamente todos os médicos da cidade estão de folga. Exceto o Dr. Serge Mamou-Mani (Michel Blanc), o profissional de plantão naquela noite. Com as costas travadas e tomando tragos de uísque entre um atendimento e outro, Serge está, em suma, quase tão mal quanto os pacientes que ele atende em domicílio. As chamadas de emergência não param em seu celular, até que o carro de Serge bate na bicicleta de Malek (Hakim Jemili), um simpático entregador de restaurante via app. O acidente ferra de vez as costas do médico que tem uma brilhante ideia: enviar o jovem em seu lugar para atender os pacientes. Para isso, o “médico entregador” precisa seguir à risca as instruções que recebe pelo telefone de Mamou-Mani. Se o áudio não falhar, todos terão um feliz Natal.

Ótima química

Previsível do início ao fim, O Bom Doutor garante boas risadas com as confusões causadas pela dupla formada por Balnc e Jemili. Sem exageros ou um ator querendo se impor perante o outro, eles conseguem levar o filme com simplicidade e doçura. No entanto, ele ainda tem tempo de nos fazer questionar sobre como os aplicativos (sejam os de comida e os de saúde), deixam nossas vidas cada vez mais distantes do contato humano. Mas, por fim, nossa sorte é que Mamou-Mani e Malek, embora dependam cada vez mais da tecnologia para trabalharem, conseguem nos mostrar como a interação pessoal e humana ainda é essencial para nós.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Ficha Técnica – O Bom Doutor

Título original: Docteur?
Direção: Tristan Séguéla
Roteiro: Jim Birmant, Tristan Séguéla
Elenco: Michel Blanc, Hakim Jemili, Solène Rigot, Chantal Lauby, Franck Gastambide, Victor Artus Solaro
Distribuição: Pandora Filmes
Data de estreia: qui, 09/09/21
Onde assistir: nos cinemas
País: França
Gênero: comédia
Duração: 90 minutos
Classificação: 12 anos

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN