‘O Chamado 4: Samara Ressurge’ tenta renovar paradigmas, mas não assusta
Marcelo Fernandes
A disputa entre ciência e o sobrenatural existe desde que o Método Científico foi aperfeiçoado e rendeu algumas boas disputas entre fé e razão na história do cinema. ‘O Chamado 4: Samara Ressurge’ tenta utilizar a premissa para quebrar alguns paradigmas da série. Porém, o resultado fica muito aquém do sucesso da sua primeira versão, que influenciou uma invasão de filmes de terror asiáticos no ocidente há alguns anos.
Leia mais:
- ‘Renfield – Dando Sangue pelo Chefe’: Relacionamento dos protagonistas é o ponto forte da história
- Cinépolis traz segunda edição da campanha “Semana do Cinema VIP”
- Bilheteria: Até o momento, “Super Mario Bros – O Filme” é o maior fenômeno de 2023
Aqui, Samara mal aparece e sua história nem ao menos é lembrada ou investigada, por mais que o verniz da obra seja que a personagem principal é alguém afeito à pesquisa acadêmica. Conta para isso que agora o prazo para a pessoa que assistiu o vídeo amaldiçoado ter apenas 24 horas ao invés dos sete dias originais. A vilã também não sai mais de uma tela, e sim aparece aleatoriamente no local em que sua vítima estiver.
Essa pressa acaba gerando soluções simplistas demais, em um filme corrido, num gênero que precisa da construção do suspense. A velocidade das soluções parecem fora de lugar, com mais piadas do que momentos de medo, se é que há algum.
Totalmente dispensável
Para fãs da mitologia da franquia, o filme é totalmente dispensável, já que não se aprofunda em nenhuma questão tanto dos personagens quanto do motivo da vilã. Para quem gosta de filme de terror, mesmo de filmes propositalmente trash, não há muito o que assustar: as mortes têm zero tensão, e quando algum personagem é pego a sensação causada é mais de risos involuntários do que qualquer outro sentimento que um filme de terror pretenda causar.
Como curiosidade, talvez valha a pena ver, embora pareça mais um especial da TV ou, para os mais velhos, aqueles filmes que iam direto para as locadoras, do que um filme para ver no cinema. Em uma época de renovação do terror, que ou abraça o psicológico dos personagens ou mergulha na comédia, “O chamado 4” parece deslocado do seu tempo.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer – O Chamado 4: Samara Ressurge
Ficha Técnica
Título original: Sadako DX
Direção: Hisashi Kimura
Roteiro: Kôji Suzuki, Yuya Takahashi
Elenco: Fuka Koshiba, Kazuma Kawamura, Mario Kuroba
Onde assistir: Nos Cinemas
Data de estreia: 27 de abril de 2023
Duração: 100 minutos
País: Japão
Gênero: Terror
Ano: 2022
Classificação: 14 anos