‘O Compromisso de Hasan’ e o conflito entre o capital e o humano
Gabriel Luna
O filme O Compromisso de Hasan (Baglilik Hasan) denota em seu título que o personagem central da história está empenhado em alguma coisa ou em fazer algo. Mas a dúvida que paira é a de o que levou Hasan (Umut Karadag) a se comprometer. Além disso, quais seriam as consequências dessa atribuição dada ao protagonista?
O fato é que pouco importa, visto que o próprio longa nos encaminha não para um desfecho dessas questões. Mas para uma análise das bases centrais do capitalismo e como elas, por essência, separam as pessoas em seus objetivos particulares de ganho. Isolando cada indivíduo, seja por proteção de riquezas, seja por disputas territoriais.
A ideia, em um primeiro momento, de colocar Hasan como elemento de resistência sobre os interesses do meio industrial parece estar relacionada a um embate entre preservação do ambiente e a destruição promovida pela evolução do capital. Mas o que se observa é uma disputa entre interesses. Isso porque o proprietário das terras utiliza de agrotóxicos em sua plantação para controlar as pragas.
O método contraindicado por diversos órgãos sanitários evidencia o pouco cuidado com o ambiente, chegando a matar os animais que habitam nas redondezas, ressaltando apenas o propósito de garantir a maior produção possível. Mais à frente, o pesticida é usado como desvalorização do produto para importação.
-
Regresso a Reims (Fragmentos): um recorte da história da luta social na França
-
‘Sanguessugas – Uma Comédia Marxista sobre Vampiros’: e se a burguesia fosse composta por vampiros?
Verdadeiras intenções
Aos poucos, o longa vai apresentando suas verdadeiras intenções enquanto produto de análise das formas capitalistas, bem como suas táticas de adquirir vantagem sobre os outros. Hasan, então, sai de uma aparente caracterização desse símbolo de conservação do ambiente e passa a ser um homem que visa também o lucro em cima de suas decisões.
A partir dessa construção do personagem, somos apresentados a um mundo mais palpável, que foge de certas convenções trabalhadas nessas situações, e desenvolve o núcleo central de maneira a destacar suas falhas.
No que tange essa abordagem, ficam claras as divisões temáticas propostas por Semih Kaplanoglu e como elas irão convergir para a finalidade da trama. O diretor vai segmentando os temas como se fossem peças isoladas que funcionam como elemento motor, puxando de um assunto para outro, mas sem transmitir a sensação de estar se interrompendo para inserir um novo capítulo na história.
Serve como uma fluida transição que respeita cada tempo e não segue uma lógica pré-determinada. Dessa forma, um assunto presente pode remeter ao passado e, ao passado, carregar o peso de uma conversa no futuro. Tudo funciona como um grande mosaico construído em 2h27min de filme, mas que instiga o espectador a se manter preso ao personagem e suas questões.
Grandiosidade
A certa grandiosidade da abordagem não restringe que o diretor elabore um sentimento mais intimista com a trama. muito menos em demonstrar os demônios internos que assolam Hasan em sua culpa pelas decisões tomadas ao longo dos anos. Apesar de sim, explorar momentos que requerem uma fotografia mais vistosa – destaque para as visões surrealistas de Hasan -, essa distância que esse momentos poderiam proporcionar nos relacionam ainda mais com o longa, se fazendo de uma impressão muito positiva sobre o controle desses momentos orquestrados pelo diretor.
Por fim, o filme O Compromisso de Hasan nos apresenta um personagem falho em suas ações e propositalmente complexo em sua encenação contida de um homem dividido entre seus interesses capitais e os arrependimentos da vida. Existe um grande jogo de interesses que guia o longa em boa parte do tempo. Evidenciando, assim, o comportamento exploratório inserido fortemente na sociedade capitalista. Mas é quando essas questões se chocam que o potencial dramático se abre para desenvolver a incompatibilidade entre o lado humano e o lado comercial.
O Compromisso de Hasan pode parecer apenas mais um filme selecionado para fazer sucesso em festivais. Afinal, o tema é bastante recorrente nesses meios. Mas é nessa aparente simplicidade temática que está escondida uma história bem interessante sobre como o capitalismo nos isola e mantém aqueles que o usufruem presos em suas próprias realidades construídas sobre o domínio do capital.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme O Compromisso de Hasan
O Compromisso de Hasan: elenco do filme
Umut Karadağ
Filiz Bozok
Gökhan Azlağ
Ayşe Günyüz Demirci
Mahir Günşiray
Ficha Técnica
Título original do filme: Baglilik Hasan
Direção: Semih Kaplanoğlu
Roteiro: Semih Kaplanoğlu
Onde assistir ao filme O Compromisso de Hasan: Mostra de SP 2021
País: Turquia
Duração: 147 minutos
Gênero: drama
Ano de produção: 2021
Classificação: 12 anos