O Corvo Branco filme crítica Amazon Prime Video

‘O Corvo Branco’, a cinebiografia de um gênio

Jorge Feitosa

Enquanto está em turnê na Paris dos anos 60, o proeminente bailarino Rudi (Oleg Ivenko) ouve de um colega de profissão: “O que você faz não é tecnicamente perfeito. Às vezes, é até um tanto desajeitado. Mas o espírito que se tem ao subir ao palco, isso é mais importante”.
E espírito não falta ao jovem camponês que passou pela miséria e se consagrou, primeiro na então União Soviética, depois no mundo, como o bailarino Rudolf Nureyev, cuja história foi narrada no filme O Corvo Branco (The White Crow), dirigido por Ralph Fiennes e recentemente incluído no catálogo do Amazon Prime Video.
Tenaz, perseverante e até mesmo petulante, Nureyev constantemente se insurgia de maneira inconcebível para o cidadão soviético comum. Mas isso porque era um artista luminoso, que estudava pinturas e esculturas ambicionando ir além da técnica e usar a dança como uma forma própria de interpretação. Uma lição de Aleksadr Pushkin, o professor de balé que Fiennes teve que interpretar pra conseguir financiamento para o filme, carente de um elenco de renome e capitaneado por um bailarino que nunca havia atuado.

[youtube v=”LJ4M4qdp7kM”]

O Corvo Branco é bom?

Mas o roteiro de David Hare, conhecido por seu trabalho no teatro inglês teve como base a biografia de Julie Kavanagh e consegue dar conta da história de Nureyev, usando flashbacks que vão desde o seu nascimento no Expresso Transiberiano até sua dissidência na França.
Talvez alguns pontos da biografia poderiam ter sido priorizados no roteiro. Como a relação do protagonista com o pai, retratado muito brevemente como alguém que somente despreza o filho, mas na verdade foi contrariado e até desafiado com aulas às escondidas.
Mas Fiennes soube explorar muito bem a atuação de Ivenko, que defende seu papel com garra apesar da inexperiência. E ambos conseguem controlar o viés político durante a maior parte do filme pra só deixa-lo explodir ao seu final, quando se pode sentir na pele a angústia que os dissidentes tinham que suportar quando pediam asilo.
O Corvo Branco, enfim, pode não ser um filme notável como Nureyev, mas narra muito bem a história daquele que foi um divisor de águas no balé clássico. E ele, sim, é memorável.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme O Corvo Branco

[youtube v=”N0BG4NiLEHM”]

Ficha Técnica

Título original do filme: The White Crow
Direção: Ralph Fiennes
Roteiro: David Hare, inspirado na obra de Julie Kavanagh
Elenco: Ralph Fiennes, Louis Hofmann, Adèle Exarchopoulos, Oleg Ivenko
Data de estreia: qui, 01/07/21
Onde assistir ao filme ‘O Corvo Branco’: Amazon Prime Video
País: Reino Unido
Gênero: drama
Duração: 127 minutos
Classificação: 14 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN