‘O Culpado’ é mais uma versão hollywoodiana inferior à obra original
Wilson Spiler
Estrelado por Jake Gyllenhaal (Homem-Aranha: Longe de Casa) e dirigido por Antoine Fuqua (Infinito), O Culpado (The Guilty), que acaba de estrear na Netflix, é um remake do filme dinamarquês Culpa, indicado do país ao Oscar 2019. Com apenas três anos de sua produção, o longa nórdico já ganha uma releitura pelas mãos de norte-americanos.
De fato, em Hollywood, é muito comum filmes de outros países ganharem uma nova versão. Vemos isso, principalmente, com produções asiáticas, como O Chamado, O Grito e até Oldboy. Todos, geralmente, com qualidade muito inferior à suas respectivas obras originais.
-
Briga judicial entre Scarlett Johansson e Disney chega ao fim
- Netflix: confira as estreias de outubro
O Culpado: sinopse
O Culpado segue a mesma história do filme que o inspirou. Joe Baylor (Jake Gyllenhaal) é um policial que trabalha no serviço de atendimento do 911 (o equivalente a 190 aqui no Brasil). Durante o seu expediente, o operador de chamadas recebe uma ligação misteriosa que pode colocar em risco a vida da outra pessoa do lado da linha. Mas, ao tentar salvar a mulher em perigo, ele logo descobre que nada é o que parece.
Embora tenha um elenco estelar e um diretor experiente, O Culpado está longe de conseguir imprimir o mesmo clima de tensão da obra original. Jake Gyllenhaal está longe de suas melhores performances e parece uma caricatura daquele que espantou o mundo em O Abutre. Talvez a cobrança seja alta, afinal, sabemos da capacidade de atuação dele. Mas exatamente por isso o ator deveria escolher melhor os seus trabalhos.
Antoine Fuqua, por sua vez, mantém o seu nível de direção, sem obras fracas, mas também nada de especial. É mais ou menos o mesmo nível de trabalhos anteriores como a duologia O Protetor e o recente Infinito, por exemplo. Divertidos, mas comuns.
Sem surpresas
Enfim, quem já assistiu ao filme de 2018, não terá muitas surpresas com O Culpado. Embora tenham algumas diferenças, a obra certamente vai impactar mais quem não viu o original. Mas, a bem da verdade, um remake tão precoce era extremamente desnecessário. Ainda mais de uma produção que não ganhou tanta repercussão assim.
De toda forma, mesmo no remake, o desfecho ainda comove. Por isso, muito para saber como será encerrado, o filme pode conseguir prender a atenção de alguns espectadores menos exigentes e se tornar um bom passatempo.
Mas, para quem se interessar, a obra original Culpa está no catálogo do Amazon Prime Video. É, sem dúvida, uma boa oportunidade para realizar as comparações.
Onde assistir ao filme O Culpado?
A saber, o suspense O Culpado (The Guilty) está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes da Netflix a partir desta sexta-feira, 1º de outubro de 2021.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme O Culpado, da Netflix
O Culpado: elenco do filme (Netflix)
Jake Gyllenhaal
Ethan Hawke
Riley Keough
Eli Goree
Christina Vidal Mitchell
Da’Vine Joy Randolph
Paul Dano
Peter Sarsgaard
Ficha Técnica (O Culpado – Netflix)
Título original do filme: The Guilty
Direção: Antoine Fuqua
Roteiro: Nic Pizzolatto, baseado no filme Culpa
Data de estreia: sex, 01/10/21
País: Estados Unidos
Gênero: drama, suspense
Duração: 91 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos