‘O Debate’ mostra tensão política em tempo real
Rafael Vasco
Estreia da semana nos cinemas brasileiros, o filme ‘O Debate‘ é o primeiro trabalho dirigido por Caio Blat, que já tem longa bagagem na atuação. A saber, a história se baseia no livro homônimo de Guel Arraes e Jorge Furtado, lançado em 2021, que agora são responsáveis pelo roteiro da película.
Filmado no mês de junho, o longa chega às salas de cinema em tempo recorde, e não perde o timing eleitoral. Aliás, o pano de fundo político é a matéria prima da narrativa, que também apresenta a crise conjugal do casal de jornalistas Paula (Débora Bloch) e Marcos (Paulo Betti), em meio às eleições presidenciais do segundo turno de 2022.
- ‘Marighella’ leva principal prêmio do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022
- Pré-estreia de ‘O Debate’ reúne estrelas no Rio de Janeiro
- ‘Não! Não olhe!’ é o filme mais divisivo de Jordan Peele; e isso é muito bom
O debate em questão
O título vem a calhar, o debate entre os protagonistas é a base do roteiro de Guel Arraes (O Auto da Compadecida) e Jorge Furtado (O Homem que Copiava). Nesse sentido, vale destacar a sintonia entre Débora e Paulo, que ocupam a tela praticamente em todos os 75 minutos de filme. Desse modo, os embates políticos e ideológicos são afiados e mostram a maturidade dos atores em cena.
Além disso, há um debate presidencial em curso e os jornalistas têm visões diferentes sobre o evento que cobrem. Paula, mais emocional, quer que a reeleição do presidente de extrema direita não ocorra, e acredita que para convencer os indecisos a votarem no candidato da esquerda, uma edição tendenciosa do debate poderia ser feita, o que Marcos não concorda.
Assim, apesar das coincidências com a realidade, não há qualquer menção a nomes de políticos brasileiros, ainda que seja possível associá-los facilmente aos personagens citados pelos atores. Dessa maneira, na ficção, a produção consegue mostrar em tempo real a temperatura das ruas e o debate público sobre os rumos do país, nos fazendo traçar paralelos com o Brasil atual.
A estreia de Caio
Primeiro trabalho de Blat na direção, O Debate soa fresco e mostra que o diretor gosta de se arriscar. A escolha por usar a câmera na mão, em especial nas cenas feitas na redação jornalística, foi uma boa decisão, pois nos coloca em meio ao ritmo frenético daquele universo.
Ademais, o filme tem uma atmosfera noturna, que pôde ser ressaltada pela bela fotografia de Gustavo Hadba. Aliás, até mesmo as cenas diurnas captam a tensão entre o casal formado por Débora e Paulo. Esse clima, associado à boa trilha sonora, que traz nomes como Caetano Veloso, contribui na construção da ambientação proposta pelo roteiro.
Enfim, O Debate é um ótimo cartão de visitas para Caio na direção. Vale conferir!
Onde assistir ao filme O Debate?
A saber, o filme O Debate estreou nesta quinta-feira, 25 de agosto, de forma exclusiva nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme O Debate
O Debate: elenco do filme
Débora Bloch
Paulo Betti
Caio Blat
Elias Gabriel
Luisa Arraes
Tainá Neves
Ficha Técnica
Título original do filme: O Debate
Direção: Caio Blat
Roteiro: Guel Arraes e Jorge Furtado
País: Brasil
Duração: 75 minutos
Gênero: drama
Ano de produção: 2022
Classificação indicativa: 12 anos