O Desafio de Marguerite fala sobre a vida e amadurecimento
Bruno Oliveira
É sabido por muitos que a Matemática é complexa. Não é qualquer pessoa que possui o dom para tal ciência. Muitos perguntam para que estudamos isso, mas a resposta para mim é clara: a Matemática está em tudo à nossa volta, mesmo que não percebamos. Muitos teoremas já foram resolvidos e com isso a nossa cultura junto com tecnologia também cresce conforme mais descobertas são feitas. O Desafio de Marguerite mostra de uma forma bem humana como é a vida de uma gênio depois que passa por uma crise existencial.
Leia mais:
- Os Segredos do Universo por Aristóteles e Dante é sensível em todos os aspectos em que toca
- DogMan está longe de ser uma nova grande obra de Luc Besson, mas possui bons elementos
- Nefarious apresenta a guerra entre o bem e o mal de uma maneira que não vemos claramente
Marguerite Hoffman (Ella Rumpf) é uma estudante promissora da prestigiada ENS (École Normale Supérieure). Ela vê seu orientador a deixar perto da apresentação, da sua tese por julgá-la altamente capaz e que tudo dará certo. No dia da apresentação ela é confrontada com um erro na sua tese que não havia notado. Se sentindo humilhada e incapaz, ela resolve largar tudo para viver uma vida normal. Talvez viver a sua vida seja a melhor forma para conseguir as respostas que ela tanto busca.
Do céu ao inferno
Marguerite é uma jovem que sempre deu 100% de si para a Matemática. Ela não é vaidosa e possui uma vida social nula com um tato praticamente zero. Também é fria e esconde seus sentimentos por julgar isso uma fraqueza. Segundo a cartilha mostrada aqui, esse é o perfil ideal para alguém avançar nos campos da Matemática. Mas e quando tudo isso se revela uma mentira e quando ela sente que foi enganada por pessoas a sua volta quanto a isso? O que fazer? Alguns desistem e outros tentam começar do zero. Nossa protagonista resolve desistir.
Ressentimentos a levam abandonar tudo
Ela ainda é nova e está muito longe de ser uma pessoa realmente madura. Suas atitudes, inicialmente, beiram a birra e isso faz com que tome decisões precipitadas e não muito lógicas. A mágoa para com o seu orientador também é grande e ela o culpa por tê-la abandonado quando estava insegura de si e de sua tese. De certa forma, em relação a esse último assunto, ela até tem razão. Por mais que ele a julgasse capaz, não acho que deveria tê-la deixado. Ainda mais às vésperas do maior momento da vida dela. Não a culpo pelo rancor que ela criou dele.
A fórmula do sucesso
A vida tem disso. Ela te derruba para que se levante e aprenda com os erros. Ela tenta nos extirpar da arrogância e tenta nos tornar as melhores versões de nós mesmos. Marguerite começa a aprender tudo isso sozinha e tenta se livrar de ressentimentos passados. Usa mesmo até o seu dom para ganhar jogos de azar tendo por um tempo essa como sua maior fonte de renda. Aos poucos, ela vai se encontrando e vai caindo na real. É nesse ponto que o longa se destaca mais: quando a genialidade chega e nada mais importa a sua frente. Velhos hábitos vêm à tona e é preciso conciliar a sua nova versão com a antiga. Existe a fórmula do sucesso? Não, mas temos atalhos e segredos para chegar lá.
Conclusão
O Desafio de Marguerite foi um dos filmes escolhidos para ser exibido em Cannes esse ano. Um bom filme que não precisa ser matemático para entender. Ele fala muito mais sobre a vida e amadurecimento do que sobre a ciência em si. Quando começa as anotações no quadro só nos basta aceitar e fingir que está entendendo a lógica e o caminho para qual a tese está seguindo. De certa forma, a Matemática serve apenas como pano de fundo de algo maior.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme O Desafio de Marguerite
Ficha Técnica do filme O Desafio de Marguerite
Título original: Le Théorème de Marguerite
Direção: Anna Novion
Roteiro: Agnès Feuvre, Marie-Stéphane Imbert, Anna Novion e Mathieu Robin
Elenco: Ella Rumpf, Jean-Pierre Darroussin, Clotilde Courau, Julien Frison, Sonia Bonny
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 07 de dezembro de 2023
Duração: 112 minutos
País: França e Suíça
Gênero: Drama
Ano: 2023
Classificação: 14 anos