‘O Diabo na Rua no Meio do Redemunho’ exalta o cinema como arte
Bruno Oliveira
‘O Diabo na Rua no Meio do Redemunho’ é o novo filme de Bia Lessa (Então Morri) que adapta de uma forma bem artística o clássico literário nacional, Grande Sertão: Veredas, escrito por João Guimarães Rosa lançado em 1956. Quando digo artístico, é sobre o uso completamente inesperado e fora da curva da narrativa cinematográfica. Ela opta por um caminho mais teatral do que estamos acostumados a ver em um filme. O resultado é de uma excelência gigantesca ao mesmo tempo em que não conseguirá uma conexão muito grande com o público geral.
Sinopse
O filme entra na narrativa de Riobaldo (Caio Blat), um ex-jagunço que virou um fazendeiro e, agora, reflete sobre sua vida e as complexidades do bem e do mal, assim como a presença do diabo em seu universo. Através dos olhos de Riobaldo, vivenciamos suas experiências turbulentas como jagunço, seus conflitos internos e sua relação com diversos bandos e líderes. O coração de Riobaldo é profundamente tocado por Diadorim (Luiza Lemmertz), uma jovem corajosa e enigmática que se torna o amor de sua vida. Através dessa rica narrativa, o filme explora a dualidade da alma humana e os dilemas éticos e emocionais que definem a existência.
- ‘O Corvo’ é irregular, mas não é um desastre completo
- The Jams of Militia lança álbum de estreia “Insurgent Soul”: Uma obra sobre evolução e superação
- ‘Motel Destino’ | O acaso pode enferrujar?
Uma ótima experiência cinematográfica
Não conhecer a história de Grande Sertão: Veredas é uma péssima forma de começar esse filme. Ok, entendo que de certa forma esse é um erro de caráter meu. Passada essa reflexão e estando sentado na sala de cinema, comecei a me questionar o que estava vendo. A princípio comecei perdido e aos poucos a narrativa foi me pegando a ponto de já estar 100% com tudo o que era me dado em tela. Posso dizer com tranquilidade que essa foi uma das melhores experiências cinematográficas que tive atualmente. Porém, me fica claro que isso não é para qualquer um, mas será um deleite para quem considera o cinema uma arte de verdade.
Uma energia teatral
A escolha de Bia Lessa por gravar essa obra de uma forma teatral é um acerto. Não temos locações e nem tela verde, é tudo feito em um cenário escuro com apenas objetos abstratos e atores. Esses por sinal, fazendo papéis de pessoas e animais. Dessa forma, conseguem preencher a cena de forma perfeita a ponto de entendermos e imaginarmos direitinho toda a paisagem como ela deve ser. Complementando isso temos os efeitos sonoros que nos dão o tom, além da direção perfeita da diretora. Ela é precisa e mostra todos os detalhes necessários para a cena. Um primor de cinema.
Demasiado português arcaico
O seu ponto negativo fica por não ser uma narrativa fácil. Ele é complicado em diversos momentos e são nesses pontos que me faltou um conhecimento maior da obra. Por ser demasiadamente abstrato, certas cenas e acontecimentos foram formados em minha cabeça e nem sempre faziam sentido. O uso do português arcaico a ponto de declamar momentos específicos do livro faz com que as pessoas mais jovens se percam justamente por não entender tais palavras. O uso de legendas foi necessário e me ajudou bastante para o entendimento de muitos momentos. Estranho ver um longa nacional legendado, mas acredite, é preciso.
Conclusão
O Diabo na Rua no Meio do Redemunho não é uma obra que vai ganhar um apelo popular. Isso é uma pena, pois ele é um exemplo primordial de cinema de verdade com o selo de arte. Sua duração é longa (2h e 7min) e pode parecer interminável para quem não conseguir se entregar a ele. Nem julgo quem disser que esse filme é ruim. Sinto apenas que essa pessoa não teve bagagem para apreciá-lo como deveria. Vale mencionar que ele participou do Festival do Rio de 2023 e só está estreando agora nos cinemas. Para os apreciadores de filmes de festival, esse é um exemplar mais do que obrigatório.
Onde assistir o filme O Diabo na Rua no Meio do Redemunho
O filme está em cartaz nos cinemas desde 15 de agosto de 2024.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Trailer – O Diabo na Rua no Meio do Redemunho
Elenco do filme O Diabo na Rua no Meio do Redemunho
Caio Blat
Luiza Lemmertz
Luisa Arraes
Leonardo Miggiorin
Lucas Oranmian
José Maria Rodrigues
Clara Lessa
Daniel Passi
Wagner Borges
Ficha Técnica – O Diabo na Rua no Meio do Redemunho
Título original: O Diabo na Rua no Meio do Remunho
Direção: Bia Lessa
Roteiro: Bia Lessa
Duração: 127 minutos
País: Brasil
Gênero: drama
Ano: 2023
Classificação: 18 anos