‘O Dilema das Redes’ expõe a problemática das mídias sociais
Jorge Feitosa
Logo no início de O Dilema das Redes (The Social Dilemma), o designer de ética Tristan Harris senta na cadeira visivelmente nervoso. Assim, repetindo um gesto tão comum, olha o seu celular e nos lembra o quão difícil é não desviar a atenção para as redes sociais.
Dirigido por Jeff Orlowski, o documentário da Netflix é um apanhado de entrevistas com diversos profissionais que já fizeram parte de gigantes da tecnologia como Google, Facebook, Twitter e outros de áreas diversas.
Aliás, as entrevistas são entremeadas com uma dramatização com atores que representam o usuário médio das redes sociais e os objetivos principais das empresas do setor: engajamento, crescimento e publicidade. Estes três últimos interpretados por Vicent Kartheiser, que, não por acaso, viveu um jovem publicitário na série Mad Men.
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Vício das redes sociais
Em O Dilema das Redes, na dramatização com atores, é analisado o vício que as redes sociais provocam nas pessoas. Com sérias consequências na saúde mental da população e na qualidade dos relacionamentos, principalmente entre os nativos digitais que desde cedo são expostos a uma interação baseada em curtidas. Contudo, não têm seus cérebros preparados para uma enxurrada de opiniões positivas ou negativas para cada imagem ou comentário postado.
Em seguida, a dificuldade de se relacionar no mundo real e lidar com as dificuldades da vida acabam por tragar as pessoas ao que os aplicativos recomendam para fins de lucro. Razão pela qual, de fato, só a indústria de software e a das drogas chamam seus clientes de usuários.
Intenções boas, mas…
Ao fundo de tudo isso, todos os profissionais do ramo entrevistados demonstram sinceridade ao narrar que tudo começou com as melhores intenções de conectar e facilitar a vida das pessoas. No entanto, começaram a perceber o desenvolvimento do chamado “capitalismo de vigilância”.
Ele não apenas monitora o comportamento dos usuários como, gradualmente, o altera para gerar mais engajamento e mais receitas com publicidade.
O resultado, como qualquer um pode ver, é que o mundo nunca esteve tão polarizado por causa de uma avalanche diuturna de fake news a causar um retrocesso no próprio pensamento humano. Isso porque a economia das redes sociais é baseada em cliques e esses se retroalimentam em um ciclo cada vez mais vicioso de ignorância.
E, se alguém duvida disso, basta pesquisar por alguns minutos e constatar que pessoas aparentemente racionais estão se perdendo no mar ou explodindo em foguetes pra provar que a terra é plana e não redonda.
Pouco se faz para mudar o cenário
Por fim, O Dilema das Redes deixa aquela sensação de que muito pouco está sendo feito para mudar o que está acontecendo. Mesmo com o otimismo dos envolvidos.
Até porque é muito difícil abrir mão das facilidades que a tecnologia proporciona e nos submetemos ao ponto de nos tornarmos o próprio produto.
Enfim, uma situação magistralmente retratada em uma cena incômoda e retirada das fazendas de gado humano do filme Matrix, a joia das irmãs Wachowski lançada 20 anos atrás.
TRAILER
FICHA TÉCNICA
Título original: The Social Dilemma
Direção: Jeff Orlowski
Elenco: Tristan Harris, Jeff Seibert, Bailey Richardson, Skyler Gisondo, Kara Hayward, Vincent Kartheiser
Distribuição: Netflix
Data de estreia: qua, 09/09/20
País: Estados Unidos
Gênero: documentário
Ano de produção: 2020
Duração: 94 minutos
Classificação: 12 anos