O Estranho faz jus ao seu nome
Bruno Oliveira
O Estranho é um novo filme nacional dirigido e escrito por Flora Dias e Juruna Mallon. Antes de ser lançado por aqui já fez uma certa carreira internacional e tem como maiores destaques a participação no Festival de Berlim e ter ganho prêmios como: Prêmios de Melhor Som e Melhor Fotografia no festival Olhar de Cinema; melhor filme Queer Art de Lisboa; e melhor filme de Nuremberg. Já possui um currículo que chama a atenção, porém, infelizmente, não me conquistou.
Leia mais:
- Clube dos Vândalos é excelente pedida para os amantes da contracultura da década de 60
- Divertida Mente 2 é emocionante, memorável e mantém a Puxar no topo das melhores animações
- Meu Nome é Loh Kiwan é apenas mais uma história de amor impossível
Sinopse do filme O Estranho
O Aeroporto de Guarulhos funciona em cima de um território indígena. Além de centenas de milhares de passageiros que transitam por ele diariamente, 35 mil trabalhadores permanecem naquele espaço, entre eles, a funcionária Alê (Larissa Siqueira). Através de sua vida mundana, muitas memórias e histórias da antiga Guarulhos vem à tona e revelam momentos de um passado perdido em um território que está em constante transformação.
Muito empírico e contemplativo
Esse filme foi vendido errado para mim. Antes de vê-lo, na mesma semana tinha lido uma matéria de que ele se tratava de um suspense. Essa mentalidade errada foi o suficiente para que eu não gostasse dele como um todo. Ele não se trata de um suspense, e sim de um drama cuja a história não ficou exatamente clara para mim. Temos muitos assuntos que no final parecem não resolver absolutamente nada. Ainda acho que ele se perde e me fez perguntar o que eu estava vendo e o que estava acontecendo.
Não ter entendido a mensagem pode ser uma realidade bem plausível, pois ele é louco de uma forma que não consigo explicar direito. Ele começa mostrando pessoas em várias épocas diferentes, e isso também me criou uma expectativa de que teria uma relação com o presente, mas não tem nada. É tudo muito empírico e contemplativo. Nenhum assunto abordado se resolve e eu demorei muito tempo para entender que o Aeroporto de Guarulhos é um grande personagem da trama, mas que não tem nada a ver com o resto dos personagens.
Cansativo
Coisas sem sentido começam a acontecer e foi me deixando mais perdido ainda. A dança aleatória no meio do aeroporto me fez ficar me perguntando o que eu estava vendo. Um passeio na floresta mostra os personagens em contato com natureza quando de repente aparece uma índia… do nada. Ela some e aparece mais para frente e o drama se transforma em um documentário sobre índios que moram na região. Aborda-se muitas coisas e nada se explica. Posso não ter entendido todo o conceito empregado, mas a narrativa não facilita isso. Eu comprei uma determinada história inicial e acabei sem entender muitas coisas. A parte final do longa parece que foi completada com qualquer coisa só para dar volume na projeção. A experiência foi cansativa e cheguei ao ponto de querer que terminasse logo.
Conclusão
Eu detesto vir aqui e falar mal de um longa nacional, mas O Estranho faz jus ao seu nome e tornou essa jornada toda estranha. Certeza que terá pessoas extraindo o puro suco da mensagem dele, mas não me pegou mesmo. Mesmo assim indico, pois o nosso cinema precisa de público. Não acho que tenha ganhado premiações à toa, ele tem algo ali. Infelizmente, não serviu para mim. Gostaria de uma edição com os comentários dos diretores. Talvez me ajudasse.
Onde assistir o filme O Estranho
O filme O Estranho estreia nos cinemas no dia 20 de junho.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme O Estranho
Elenco do filme O Estranho
Larissa Siqueira
Rômulo Braga
Helena Albergaria
Jorge Neto
Antônia Franco
Patrícia Saravy
Laysa Costa
Thiago Calixto
O Estranho – Ficha Técnica
Título original: O Estranho
Direção: Flora Dias e Juruna Mallon
Roteiro: Flora Dias e Juruna Mallon
Data de lançamento: 20 de junho de 2024
Duração: 105 minutos
País: Brasil, França
Gênero: Drama
Ano: 2023
Classificação: 14 anos