O Fio Invisível CRÍTICA DE FILME Ultraverso

‘O Fio Invisível’ tem narrativa confusa e carregada

Matheus Soares

O terror psicológico O Fio Invisível (Distancia de Rescate), filme chileno que chegou na Netflix nesta quarta-feira (13), trata de uma adaptação do livro de Samanta Schweblin. O longa tem uma atmosfera de suspense e vai abordar muitas narrativas ao longo das horas. Desde a preocupação materna até problemas ambientais.

O Fio Invisível traz as histórias de duas mães que se conhecem. Dois enredos diferentes, destinados ao mesmo fim. Amanda (María Valverde) está traumatizada e longe de casa. Um menino chamado David (Emilio Vodanovich) começa a fazer perguntas, tentando fazer com que ela recupere a memória. Eles não são mãe e filho, mas, juntos, vão tentar descobrir essa trama que traz um colapso ambiental e espiritual. Pelo menos até onde se entende.

Maternidade

O novo filme da Netflix carrega uma trama sobre as preocupações da maternidade, reforçando a todo momento (com a personagem Amanda) como funciona a cabeça de uma mãe. Desde preocupações simples como calculando quanto tempo demoraria para chegar se a criança caísse na piscina, por exemplo. Tudo isso é retratado como uma espécie de fio.

Com o andar da projeção, Carola (Dolores Fonzi) é introduzida. A partir daí, começa uma espécie de terror. Seu filho David está doente e é levado até um tipo de curandeira, que troca sua alma para livrar o garoto do veneno. Contudo, fica o questionamento: a alma foi realmente trocada ou a situação só implantou desconfiança na mãe?

Problemas ambientais

Certamente, o problema é que O Fio invisível introduz essa problemática sem nenhum preparativo; assim como Madres, da Amazon Prime Video. Mas isso não é construído hora nenhuma e é simplesmente jogado no final do da produção. É claro que o telespectador vai ligar as doenças ao pesticida, a narrativa criada, no entanto, era de um terror/suspense.

Mas ainda não acabou. Afinal, o filme ainda tem outros problemas. Isso porque a história é contada através de flashs. Ou seja, o telespectador tem que ter um timing para pescar tudo. Além disso, as passagens são desconexas e fora da ordem temporal. Caso tenha tempo para ver e rever, e assim entender tudo com precisão, é uma boa indicação.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme O Fio Invisível, da Netflix

O Fio Invisível: elenco do filme (Netflix)

María Valverde
Dolores Fonzi
Germán Palacios

Ficha Técnica

Título original do filme: Distancia de Rescate
Direção:
Claudia Llosa
Roteiro: Claudia Llosa, baseado no romance de Samanta Schweblin
País: Peru, Chile, Espanha, Argentina e Estados Unidos
Duração: 93 minutos
Gênero: suspense, drama, terror
Ano de produção: 2021
Classificação: 12 anos

Matheus Soares

Math, para os chegados, historiador e escritor (pelo menos tenta). Quadrinhos, livros e filmes são sua paixão, mas passa longe de ser "cult" ou "cinéfilo". Todos saúdem a Matrix!
NAN