‘O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro’, um mergulho raso na mente de um gênio
Pedro Marco
Muitas vezes temos a infelicidade de sermos obrigados a aceitar que os gênios não acertam sempre. A ideia de uma antologia de horror, criada pelo grande Guillermo del Toro (“Labirinto do Fauno”, “Círculo de Fogo” e “A Forma da Água”) para a Netflix, sobre bizarrices em lugares fora do comum tinha tudo para dar certo, não é?
A coletânea de oito histórias isoladas chegou com grande expectativa ao serviço de streaming com a promessa de resgatar os ares de clássicos como “Contos da Cripta”, “Alfred Hitchock Presents” e “Além da Imaginação”. E as expectativas aumentam ainda mais com o diretor mexicano bebendo da fonte de inspirações de mestres como Dario Argento e H.P. Lovecraft. No entanto, é realmente aí que esteve sua derrocada.
Leia também:
‘Andor’: Star Wars, eu ainda te amo
‘1899’, um celeiro de comparações
‘Inside Man’ só se salva pelo elenco
Armadilha
Na série da Netflix, Guillermo del Toro acaba caindo na sua própria armadilha em exaltar tanto o gênero de horror que acaba não conseguindo extrair suas possibilidades de susto, angústia, suspense ou mesmo medo. O clima soturno que conseguiu trazer em suas obras fantásticas acaba sendo substituído por uma enorme ode ao gênero que diverte, mas não cumpre o seu papel como deveria.
Mas claro, como toda antologia com histórias autocontidas, isto não é uma unanimidade. Há bons episódios e, principalmente, bons momentos soltos que acabam deixando a produção divertida, interessante e uma excelente porta de entrada para quem ainda não conhecia sua obra.
Montanha-russa
Apesar de ser uma espécie de portfólio do Del Toro, este gabinete acaba tendo uma marca forte de personalidade dos diretores que assumiram cada episódio, e trazendo uma montanha-russa bastante desconexa, mas divertidamente inesperada.
Portanto, é certo afirmar que um cineasta no ponto em que está Guillermo Del Toro consegue entregar algo bastante acima da média, mesmo em seus projetos de qualidade mais tímida. Seu “Gabinete” pode estar aquém da sua filmografia prévia, mas ainda é um grande destaque para quem quer um horror descompromissado e que tenta inovar à sua maneira.
Onde assistir à série O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro?
A saber, o primeiro episódio da série O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro estreou em 25 de outubro no catálogo da Netflix.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer da série O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro, da Netflix
O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro: elenco da série da Netflix
Tim Blake Nelson
Sebastian Roché
Elpidia Carrillo
Ficha técnica da série O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro (Netflix)
Título original da série: Andor
Temporada: 1
Episódios: 8
Duração: de 37 a 63 minutos
Criação: Guillermo del Toro
Direção: Ana Lily Amirpour, Panos Cosmatos, Catherine Hardwicke, Jennifer Kent, Vincenzo Natali, Guillermo Navarro, David Prior, Keith Thomas
Roteiro: Guillermo del Toro, Haley Z. Boston, Emily Carroll, Regina Corrado, Panos Cosmatos, David S. Goyer, Jennifer Kent, Henry Kuttner, Lee Patterson, Michael Shea, Aaron Stewart-Ahn, Mika Watkins
País: Estados Unidos, México
Gênero: drama, terror, suspense
Ano: 2022
Classificação: 18 anos