O Lendário Cão Guerreiro crítica do filme 2022 Paramount Plus

Foto: Paramount Pictures / Divulgação

‘O Lendário Cão Guerreiro’ é um ‘Kung Fu Panda’ canino

Bruno Oliveira

A nova animação O Lendário Cão Guerreiro (Paws Of Fury: The Legend Of Hank), filme que estreia em breve nos cinemas brasileiros, chegaria, a princípio, ao serviço de streaming do Paramount Plus. Chegou até mesmo a ser anunciado, mas voltaram atrás. Saber que confiam no seu produto para ser lançado nas telonas é sempre um bom sinal. Mas, embora o desenho divirta em momentos pontuais, é mais uma aventura genérica que remete a outras produções já feitas por aí.

Sinopse

Hank é um cachorro muito desajeitado que sonha em se tornar um grande samurai. Ele chega à cidade felina de Kakamucho com esse objetivo, mas só encontra o desdém dos gatos, que simplesmente odeiam cães. Sua esperança esbarra na figura de Jimbo, um antigo samurai que se aposentou depois de ter passado uma enorme vergonha em serviço. Preparado ou não, ele terá que defender a cidade de um malvado vilão chamado Ika Chu.

Leia também:

A inocência de ‘Que Culpa Tem o Carma?’

‘Marco e Nonno’ é um filme pra se ver em família

‘Concorrência Oficial’ é uma sátira deliciosa sobre o mundo “cult”

Pontos positivos e negativos

Gosto quando uma animação consegue extrair narrativas propícias do gênero. Explicando melhor, me refiro a criar situações que, se fosse em live-action, não surtiriam um efeito bom ou pareceria ridículo. Essa liberdade criativa é muito bem-vinda em obras do gênero e é algo que temos bastante aqui. Uso de metalinguagens junto com quebra da quarta parede sempre dão bons frutos. Temos esses momentos de forma bem pontuais aqui e isso engrandece o filme. Poderia dizer que esse é o grande ponto positivo de O Lendário Cão Guerreiro.

Como ponto negativo, eu deixo o fato de que a história não parece original. Em todo momento ele me lembrou Kung Fu Panda. Toda a jornada para se transformar em um herói é exatamente a mesma. O protagonista apto a ser um fracasso e que se vê como última alternativa para salvar pessoas inocentes. Troca o panda por um cachorro, o kung fu por samurai, e a China por um suposto Japão feudal. Os símbolos estão todos lá. O famoso copia, mas faz diferente.

O Lendário Cão Guerreiro não é ruim, apenas nos dá a sensação de que já vimos esse filme. A trama é bem divertida, todos os personagens são legais e nos trazem bons momentos que nos fazem sorrir. O vilão é ótimo e o ex-samurai Jimbo é maravilhoso. O roteiro consegue tirar ótimos diálogos que faz a obra se tornar única em alguns certos momentos.

Elenco de vozes

Eu vi ‘O Lendário Cão Guerreiro’ na versão original e com legendas. Sem saber quem dublava, consegui identificar pelo menos duas vozes que são inconfundíveis e que dão um tom muito maior a tudo. O primeiro foi o Samuel L. Jackson (Serpentes a Bordo) como Jimbo. É impressionante como combinou e posso deixar aqui que essa foi a melhor escolha. O segundo foi a voz do Ricky Gervais (O Primeiro Mentiroso) na pele do vilão Ika Chu. O seu sotaque inglês dá um leve toque de pedância apta para o personagem. Além deles também temos as vozes de Michael Cera (Superbad; É Hoje) como Hank; Mel Brooks (Os Produtores) como o Shogun; George Takei (Jornada nas Estrelas) como Ohga, o capanga do vilão; Michelle Yeoh (O Tigre e o Dragão) como uma das gatas do vilarejo; e Djimon Hounson (Amistad) como o grande gato Sumô.

Conclusão

Acredito que ele irá agradar mais aos pequenos. Temos algumas coisas bobinhas e bem fofinhas que vão agradar esse público ao máximo. Também pode agradar aos adultos que procurem uma diversão despretensiosa e que não vai fazer pensar tanto. Nesse caso eu me encaixo e informo que até agora não entendi o porque do vilão querer destruir a cidade. Coisas de vilão raiz. Prefiro me apegar a essa explicação que eu mesmo criei.

Onde assistir ao filme O Lendário Cão Guerreiro?

A saber, O Lendário Cão Guerreiro estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros em 25 de agosto de 2022.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme O Lendário Cão Guerreiro (2022)

O Lendário Cão Guerreiro (2022): elenco do filme

Michael Cera
Samuel L. Jackson
Ricky Gervais
Mel Brooks
George Takei
Djimon Hounson
Michelle Yeoh

Ficha Técnica do filme O Lendário Cão Guerreiro (2022)

Título original do filme: Paws Of Fury: The Legend Of Hank
Direção: Chris Bailey, Mark Koetsier e Rob Minkoff
Roteiro: Ed Stone, Nate Hopper, Mel Brooks, Norman Steinberg, Andrew Bergman, Richar Pryor e Alan Uger
Duração: 93 minutos
País: Reino Unido, China, Canadá e Estados Unidos
Gênero: animação, aventura, comédia
Ano: 2022
Classificação: livre

Bruno Oliveira

0

Créditos Galáticos: