O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas Amazon Prime Video filme crítica

‘O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas’: loop temporal e altruísmo

Jorge Feitosa

Depois de acordar pela manhã no mesmo dia de seu loop temporal, o jovem Mark (Kyle Allen) faz aquele trajeto básico antecipando tudo o que vai acontecer, inclusive salvando a garota na piscina pela qual está interessado. Até que Margaret (Kathryn Newton) toma a seu frente e ele vê que não está sozinho nessa.
E é com ela que ele vai descobrir mais sobre o que estão passando e aproveitar o mesmo dia que se repete em O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (The Map of The Tiny Perfect Things), filme dirigido por Ian Samuels (Sierra Burguess é uma Loser) e roteirizado por Lev Grosssman (The Magicians: Escola de Magia), com base em um conto deste.

O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas Amazon Prime Video crítica filme

Carisma dos atores

Mark, como seria de se esperar, se apaixona por Margaret em uma relação que muito recorda o celebrado 500 Dias com Ela, em que os olhos apertados de Joseph Gordon-Lewitt não desgrudam dos grandes e convidativos olhos azuis de Zooey Deschanel. Dá até pra deduzir que as semelhanças físicas entre os atores dos dois filmes não são mera coincidência.
Mas, a despeito das situações já conhecidas em filmes desse tipo, a produção da Amazon Prime Video consegue se sair bem graças ao carisma dos atores: Allen é a simpatia em pessoa e Newton dispensa apresentação desde Freaky – No Corpo de Um Assassino. E também ajuda o conhecimento pré-estabelecido do loop temporal pra não perder tempo na narrativa, que até poderia durar um pouco menos.

  • Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

[youtube v=”TWTuehb13fQ”]

‘O Mapa das Pequenas Coisa Perfeitas’ vale a pena?

Além disso, o roteiro consegue inserir elementos de drama e comédia sem soar forçado, deixando que o inocente Mark descubra, por si só, que a repetição incessante de seu dia não se dá apenas porque ele está preso em uma anomalia temporal, mas também porque só enxerga a si mesmo e as suas vontades.
Por outro lado, Margaret, aparentemente acomodada em passar o mesmo dia à toa, tem razões suficientes pra querer que isso dure pra sempre. E não é pelo jovem apaixonado e o mapa das coisas simples e belas que ele viu com ela.
Por fim, O Mapa das Pequenas Coisa Perfeitas mostra que não dá pra interromper um ciclo apenas assistindo o que acontece à sua volta por mais bonito (a) que seja. Mas se importando de verdade com os outros.

TRAILER

[youtube v=”ZmLxS3Wenu0″]

FICHA TÉCNICA DE ‘O MAPA DAS PEQUENAS COISAS PERFEITAS’

Título original do filme: The Map of Tiny Perfect Things
Direção: Ian Samuels
Roteiro: Lev Grossman, baseado em The Map of Tiny Perfect Things
Elenco: Johannes Kuhnke, Nanna Blondell, Anastasios Soulis, Kalled Mustonen, Tomas Bergström
Onde assistir ‘O Mapa das Pequenas Coisa Perfeitas’: Amazon Prime Video
Data de estreia: sex, 12/02/21
País: Estados Unidos
Gênero: comédia romântica, ficção científica
Ano de produção: 2021
Duração: 99 minutos
Classificação: 12 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN