O Menu crítica do filme Festival do Rio 2022

Foto: Disney / Divulgação

‘O Menu’ tem um delicioso cardápio de sarcasmo e crítica social

Cadu Costa

Filmes de terror e suspense sempre têm uma carga a mais de expectativas. Em muitos casos, a sensação é de que tudo já foi feito pelos clássicos, e é necessária uma boa dose de criatividade e inovação para que tenhamos algo minimamente interessante para o público ‘tiktoker’ de hoje.

Uma saída tem sido apelar para críticas sociais aliadas a técnicas de cinema que impressionem. Outro ingrediente que traz consistência são algumas doses de humor ácido. Tivemos bons e maus exemplos disso em produções recentes como “Corrente do Mal”, “Midsommar” e “Corra!”.

Com esses filmes em mente é que devemos nos sentar numa cadeira de cinema para assistir O Menu (The Menu), do diretor Mark Mylod, mais conhecido por obras televisas como “Succession” e o megassucesso “Game Of Thrones”.

Leia também:

‘Sra Harris Vai a Paris’ não inova, mas tem seu charme

‘O Contador de Cartas’ é memorável

‘Noites de Paris’ e a importância de não se entregar

Sinopse

A trama inicia com um casal, Margot (Anya Taylor-Joy) e Tyler (Nicholas Hoult) viajando para uma ilha costeira no noroeste do Pacífico para comer em um restaurante exclusivo, o Hawthorn, onde o recluso e mundialmente famoso chef Julian Slowik (Ralph Fiennes) preparou um generoso menu de degustação para convidados especiais selecionados.

Juntando-se ao casal estão três jovens e já embriagados, Bryce (Rob Yang); Soren (Arturo Castro) e Dave (Mark St. Cyr); um casal rico mais velho e clientes recorrentes, Anne e Richard (Judith Light e Reed Birney); a renomada crítica de restaurantes Lillian Bloom (Janet McTeer) e seu editor de revista servil Ted (Paul Adelstein); assim como uma famosa estrela de cinema de meia-idade (John Leguizamo) com sua assistente Felicity (Aimee Carrero).

Recepcionados pela carrancuda hostess Elsa (Hong Chau), a noite se desenrola com tensão crescente em cada uma das mesas dos convidados, à medida que segredos são revelados e pratos inesperados são servidos. Com eventos selvagens e violentos ocorrendo, a motivação de Slowik começa a abalar os clientes à medida que se torna cada vez mais aparente que seu elaborado menu foi projetado para catalisar um final chocante.

Crítica social e sarcasmo

O Menu consegue trazer boas críticas sociais e um sarcasmo realmente envolvente que nos faz rir com o absurdo dos acontecimentos. Ao assistirmos comentários satíricos enervantes sobre a divisão de classes e como os ricos são um poço sem fundo de necessidades que nunca serão satisfeitas, tecemos paralelos reais com o mundo das redes sociais tão em voga nos dias atuais.

Além disso, ficarmos imersos em uma experiência culinária magistralmente elaborada pelo chef Slowik e sua linha de cozinheiros estranhamente obedientes. Mesmo quando o horror cômico dá voltas e reviravoltas, O Menu permanece fiel a uma coisa: a arte de jantar requintado com doses coerentes de sangue, espetáculo e desprezo pela arrogância.

Fotografia e atuações

Há outros destaques positivos como uma fotografia plena e localizada num ambiente claro e envolvente. Os pratos são bem reproduzidos que dá a impressão de estarmos em um episódio do Master Chef ou Chef’s Table.

Isso sem falar em como todos os atores estão realmente agradáveis e inteligentes em suas atuações. Porém, é inegável que ver Ralph Fiennes intenso, mas hilário, enquanto interpreta o chef enlouquecido e Anya Taylor-Joy com seu talento habitual, chamam mais atenção do que os deliciosos diálogos à mesa.

Por fim, a delicada dança de violência, comédia e encenação artística de O Menu combinam-se para torná-lo um dos filmes mais satisfatórios do ano. Tudo que “Midsommar” nunca conseguiu ser, provando que nem sempre terror precisa soar piegas. Às vezes pode ser cômico.

*Filme visto no Festival do Rio 2022

Onde assistir ao filme O Menu (2022)?

A saber, O Menu estreia no dia 1º de dezembro de 2022 nos cinemas brasileiros e está em cartaz no Festival do Rio 2022.

Aliás, estão de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme O Menu (2022)

O Menu (2022): elenco do filme

Anya Taylor-Joy

Ralph Fiennes

Nicholas Hoult

John Leguizamo

Ficha Técnica do filme O Menu (2022)

Título original do filme: The Menu
Direção: Mark Mylod
Roteiro: Seth Reiss, Will Tracy
Duração: 106 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, terror, suspense
Ano: 2022
Classificação: 16 anos

Cadu Costa

Cadu Costa era um camisa 10 campeão do Vasco da Gama nos anos 80 até ser picado por uma aranha radioativa e assumir o manto do Homem-Aranha. Pra manter sua identidade secreta, resolveu ser um astro do rock e rodar o mundo. Hoje prefere ser somente um jornalista bêbado amante de animais que ouve Paulinho da Viola e chora pelos amores vividos. Até porque está ficando velho e esse mundo nem merece mais ser salvo.
0

Créditos Galáticos: