O Monastério crítica do filme da Netflix 2022

‘O Monastério’ vale – e MUITO – pelo seu desfecho

Wilson Spiler

O exorcismo já foi tema de diversos filmes no cinema. O mais famoso deles, “O Exorcista” (1973), é considerado por muitos, como uma das melhores obras de terror já feitas. E, de fato, o longa de William Friedkin é um clássico, com cenas e estilo marcantes que tentam ser reproduzidos até os dias atuais em produções do gênero. O filme O Monastério (Hellhole), que acaba de chegar ao catálogo da Netflix, é só mais um que tenta emular um pouco desse clima.

O Monastério é uma história real?

Apesar de apresentar algumas datas, O Monastério não é baseado em uma história real. O nascimento da criança em 1957 e a trama se passar em 1987 não configuram em algum determinado fato. Aliás, basta assistir ao final do filme para ter a certeza de que estamos diante de uma obra fictícia.

Sinopse

Na trama, um padre tenta assassinar uma criança em 1957, mas é impedido por policiais na Polônia. Trinta anos depois, portanto em 1987, em um mosteiro isolado do mundo, monges administram uma clínica para mulheres supostamente possuídas pelo demônio. Até que um dia, o jovem padre Marek (Piotr Żurawski) chega ao convento para ajudar em um exorcismo. Entretanto, descobrimos que o protagonista não é exatamente quem pensamos que é e o tal monastério carrega segredos muito mais sombrios do que parecia.

Leia também:

‘O Último Vermeer’, de trapaceiro a herói nacional

‘O Meme do Mal’ é ruim, mas poderia ser pior

‘A Vida É Agora’ é ruim de doer

Vale a pena assistir O Monastério?

Se falar mais da trama, corro o risco de estragar algumas surpresas até positivas. O início um pouco sem sentido começa a ser explicado mais à frente. A tentativa de emular “O Exorcista” com uma trilha sonora sombria percorrendo quase toda a projeção a fim de criar um ambiente bizarro é até interessante; assim como tanto a direção de arte quanto a fotografia e os efeitos especiais valem ser apreciados.

No entanto, para um filme de terror, O Monastério impõe muito pouco medo e, para ser sincero, dá apenas um leve susto. Mas sejamos justos: a obra não tem essa proposta de assustar com jumpscares. Pelo contrário. A ideia é criar uma tensão crescente, que possa prender o espectador até o fim. A missão não é completamente cumprida, mas consegue atiçar uma curiosidade até seu desfecho.

As diversas quebras de expectativas devem ser elogiadas, assim como a inversão de protagonistas. Apesar disso, se não fosse a cena derradeira do filme, O Monastério seria mais uma obra esquecível. Contudo, só pelo seu desfecho, com uma bela sacada da direção, o longa-metragem da Netflix já merece uma salva de palmas.

Final explicado de O Monastério

Se você está lendo isso é porque já viu o filme ou não liga para spoilers. No final de O Monastério, o dito cujo esperado por todo o longa-metragem finalmente aparece. Isso, estamos falando do diabo, demônio, belzebu, sete pele, entre outros adjetivos que o anjo de Deus recebe. Em tese, Marek era mesmo o escolhido e o cramunhão finalmente reina sobre a Terra.

Essa poderia ser uma explicação simples para o filme. Mas pensando mais metaforicamente, O Monastério pode ser uma crítica velada ao fanatismo religioso e ao próprio cristianismo em si. Isso porque os próprios monges dizem que Deus e o Diabo estão lado a lado. Além disso, o fato de a magia supostamente dar errado leva ao clérigo assassinar o policial e à frustração dos demais padres. Como se tudo em que eles acreditassem não fosse verdade. Afinal, religião nada mais é do que fé em algo que não se vê ou não se sente, não é mesmo? Nada é verdadeiramente comprovado.

Onde assistir ao filme O Monastério?

A saber, O Monastério estreou nesta quarta-feira, 26 de outubro de 2022, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26

https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme O Monastério

O Monastério: elenco do filme

Piotr Żurawski

Olaf Lubaszenko

Sebastian Stankiewicz

Ficha Técnica do filme O Monastério

Título original do filme: Hellhole

Direção: Bartosz M. Kowalski

Roteiro: Bartosz M. Kowalski, Mirella Zaradkiewicz

Duração: 90 minutos

País: Polônia

Gênero: terror

Ano: 2022

Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
0

Créditos Galáticos: