‘O Páramo’: analogia a violência ou algo mais?
Matheus Soares
O século 19 na Europa foi marcado por grandes guerras. Itália e Alemanha passando por uma unificação e a Espanha com sua guerra civil. E são nesses cenários que ocorrem os maiores êxodos urbanos. E é com essa premissa de fuga que chega à Netflix o filme O Páramo (El Páramo).
O longa espanhol é uma mistura de terror psicológico com suspense, que conta a história de uma família que fugiu da guerra. Um pai, uma mãe e uma jovem criança de nome Diego. Somente os adultos sabem o que existem além dos espantalhos. Para o pequeno, restou apenas a tormenta de uma lenda chamada “A Besta”.
- ‘Kitz’ | Uma história de vingança adolescente
- ‘A Filha Perdida’: um drama assustadoramente íntimo
- ‘Não Olhe para Cima’| Um reflexo indesejado da nossa vida
Cenários, luzes e sombras
Para começar a dissertar sobre O Páramo é sempre bom ressaltar a construção de cenário envolvida. O local deserto, demonstra perfeitamente o sentimento de isolamento extremo, longe de qualquer sinal de vida. A película conta com uma fotografia baseada em cores frias. Justamente para criar no espectador o sentimento de reclusão, conhecido por alguns de nós que cumpriram a quarentena à risca. Aqui, certamente, a ambientação é o carro-chefe.
Além disso, O Páramo pode acabar agradando aos fãs de O Farol. Afinal, o jogo de sombras e luzes do filme é bem similar. Principalmente quando se tenta criar uma atmosfera macabra.
Vale a pena assistir O Páramo?
Para começo de conversa, quem assiste, em certos momentos, fica perdido se O Páramo é um filme de terror sobrenatural ou não. Principalmente porque, em várias cenas, a obra entrega um pouco dos dois.
De certo modo, tenta-se construir algo durante o filme, mas são tantas voltas que o longa-metragem dá que fica difícil. Podemos dizer que faltou escolher uma rota e aprofundar.
Bom, vale ressaltar que, para quem tem um psicológico um pouco mais frágil, o filme pode servir de gatilho para ansiedade. Contudo, ele cumpre o que deseja, mesmo que de forma lenta e batida em certos momentos.
Analogia à violência
Bom, nessa parte é que abrimos parte para interpretação. Isso porque, por não saber para onde vai, o filme deixa a cargo de quem assiste decidir. “A Besta” é dita como um ser “sem olhos, deformada e que se alimenta do medo humano”. Existe algo mais inerente à violência? E se, em suma, O Páramo é só uma grande alegoria à violência da guerra?
Por fim, mesmo deixando a desejar em diversos pontos, o longa espanhol causa certa aflição e, com isso, consegue atingir seu objetivo, de confundir quem assiste e segurar o espectador até o final.
Onde assistir ao filme O Páramo?
A saber, o filme O Páramo está disponível para assinantes da Netflix. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer de O Páramo, da Netflix
O Páramo: elenco do filme (Netflix)
Imma Cuesta
Asier Flores
Roberto Álamo
Ficha Técnica
Título original: El Páramo
Diretor: David Casademunt
Roteiro: David Casademunt, Martí Lucas e Fran Menchón
País: Espanha
Gênero: suspense e terror psicológico
Ano de produção: 2022
Duração: 92 minutos
Classificação: 16 anos