O Pentavirato crítica da série da Netflix 2022 Mike Myers elenco data de estreia lançamento onde assistir

Foto: Netflix / Divulgação

‘O Pentavirato’ traz um Mike Myers fora de controle

Wilson Spiler

|

12 de maio de 2022

Mike Myers faz parte de um time seleto de gênios da comédia que até mesmo quando as coisas não andam muito bem, ainda se torna uma grande diversão. Reunindo nomes consagrados de Hollywood como Jeremy Irons, Rob Lowe, Keegan-Michael Key e Ken Jeong, por exemplo, a situação só melhora. É o que acontece na recém-lançada série da Netflix, O Pentavirato (The Pentaverate), onde tudo parece totalmente fora de controle.

Na trama, Mike Myers interpreta diversos papéis. O protagonista é Ken Scarborough, um jornalista canadense em fim de carreira que nunca saiu do país e precisa de uma grande reportagem para salvar seu emprego em uma TV local. O ator também dá vida ao magnata da mídia australiano Bruce Baldwin (numa clara referência à família de astros norte-americanos), que faz parte do Pentavirato, uma sociedade secreta que influencia os acontecimentos mundiais há séculos e agora enfrenta uma perigosa ameaça interna.

Formada por cinco homens brancos e velhos, a organização tem lidado com estranhas mortes e tenta desvendar o mistério. Ken fica sabendo do Pentavirato através de um conspiracionista Anthony Lansdowne (também interpretado por Myers), que acredita em tudo que falam pra ele, principalmente quando vem de Rex Smith, uma espécie de “Olavo de Carvalho norte-americano” (não é o Trump nem o Steve Bannon, viu?), igualmente vivido por Myers. Assim, nosso heroico repórter vai atrás da matéria de sua vida para garantir seu trabalho.

Leia também:

Amazon Prime Video lança primeiro teaser de ‘Sem Limites’

Misteriosa, ‘Bem-Vindos ao Éden’ toca em temas relevantes

Star Trek: Strange New Worlds ganha trailer da Paramount Plus

O que é O Pentavirato: ele existe?

Para evitar seguir o rumo da série e cair em teorias da conspiração, gostaria de alertar para um detalhe: O Pentavirato não existe, OK? Estamos conversados? É uma clara alusão a grupos como illuminati e maçons, cercados de mistérios. Em resumo: uma paródia.

Apesar da introdução mostrar algumas frases com supostos membros do Pentavirato, aos poucos você vai percebendo que tudo se trata de pura piada. Ou você acredita mesmo que gente como Beyoncé, Billie Elish e companhia fazem parte de uma sociedade secreta? Será? 🤔

Surrealismo

Antes de começar a crítica de O Pentavirato, exigir coerência de um roteiro co-escrito pelo próprio Mike Myers é desconhecer toda a sua carreira, desde o clássico Quanto Mais Idiota Melhor (1992). O ator vem de uma escola de comédia escrachada, do politicamente incorreto, que não pega leve com ninguém. No entanto, o humor de Myers, diferentemente dos comediantes atuais, sempre bateu nos alvos certos, fazendo piadas com temas relevantes, mas de uma forma com que que comete os atos deploráveis sentisse constrangimento.

E não é diferente na série O Pentavirato. Myers está mais afiado do que nunca, em uma comédia que beira o surrealismo. São tantas cenas absurdas e imprevisíveis que até o mais preparado espectador se surpreende. Só para se ter uma ideia, o roteiro tem detalhes como Pé Grande, Shrek, bem como sósias de Angela Merkel, Rainha Elizabeth e Vladimir Putin, e Rob Lowe e Maria Menounos interpretando eles mesmos. Além disso, como pede o próprio narrado de Jeremy Irons, não pule a introdução. Afinal, é uma mais engraçada que a outra. Ou seja, o seriado tem um texto sem pé nem cabeça que, no fim de tudo, tem lógica.

Batendo na direita, bem como na esquerda, no centrista ou em quem quer que for, Myers faz uma série extremamente divertida e atual, com foco na diversidade e no aquecimento global. Talvez não seja o melhor trabalho do ator, afinal, estamos falando de alguém que comandou o histórico Saturday Night Live por décadas. Talvez funcionasse melhor como um filme, já que os episódios têm cerca de meia hora? Provavelmente. Isso porque alguns capítulos ficam um pouco cansativos, mesmo sendo poucos e curtos. Mas, sem dúvida, O Pentavirato é uma das séries mais criativas do catálogo atual da Netfllix.

Onde assistir à série O Pentavirato?

A saber, a série O Pentavirato está disponível para assinantes da Netflix desde o dia 5 de maio de 2022.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

 

Trailer da série O Pentavirato, da Netflix

O Pentavirato: elenco da série (Netflix)

Mike Myers
Lydia West
Richard McCabe
Rob Lowe
Keegan-Michael Key
Ken Jeong

Ficha Técnica (O Pentavirato, Netflix)

Título original do filme: The Pentaverate
Criação: Mike Myers
Direção: Tim Kirkby
Roteiro: Mike Myers, Jasmine Pierce, Roger Drew, Ed Dyson
Episódios: 6
Duração: de 21 a 31 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia
Ano: 2022
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
4

Créditos Galáticos: 4

Livros e Quadrinhos ‘Operação Obscura’ ‘Coração Marcado’ ‘Lua de Mel com a Minha Mãe’ ‘Bubble’ ‘Rumspringa’ SEC AWARDS 2022 A Megera Domada – Crítica do Filme