‘O Soldado Que Não Existiu’ é uma história que merece ser revista de tempos em tempos
Jorge Feitosa
No furor da 2ª Guerra Mundial, além do intenso combate armado em terra, mar e ar, travava-se uma ferrenha disputa de narrativas e informações falsas plantadas para confundir o inimigo e preparar terreno para invasões em operações intricadas. Dentre estas, uma das mais conhecidas é a Operação Carne Moída, na qual os ingleses prepararam um cadáver que se passaria por um soldado afogado no mar, fazendo o exército alemão crer que, ao invés da visada Sicília, a invasão britânica se daria na Grécia.
Dirigido por John Madden, O Soldado Que Não Existiu (Operation Mincemeat) chega a Netflix nesta semana apresentando uma nova versão da história já contada em O Homem Que Nunca Existiu, de 1956. Mas neste o enfoque é nas pessoas que faziam parte do grupo do MI-6 que elaborou o plano, capitaneado por Ewen Montagu (Colin Firth) e antagonizado pelo Almirante John Godfrey (Jason Isaacs).
Leia também:
Filmes sobre a indústria de jogos de azar online que valem a pena assistir
Robert Eggers traz a obra definitiva da Era Viking em ‘O Homem do Norte’
Baseado uma história real, ‘O Rei das Fugas’ é um bom entretenimento
Pulso firme
Curiosa é a homenagem ao escritor Ian Fleming, que realmente fez parte do time enquanto ruminava e datilografava suas ideias das quais criaria James Bond, o agente 007. Com referências como a menção a um personagem chamado M e um departamento de engenhocas com um singelo relógio.
Madden, que não dirigia há anos, ainda mantém o pulso que mostrou em Armas na Mesa e aproveita o roteiro mais humano de Michelle Ashford. Especialmente na curta cena em que a irmã do falecido usado como isca se dá conta do embuste. Ou no triângulo amoroso entre Ewen e Jean Leslie (Kelly MacDonald) e Charles Cholmondeley (Matthew MacFadyen), que poderia ser mais sucinto.
Mas O Soldado Que Não Existiu, apesar da longa duração, entra para o rol dos bons filmes de espionagem com essa história que merece ser revista de tempos em tempos.
Onde assistir ao filme O Soldado Que Não Existiu?
A saber, O Soldado Que Não Existiu estreou nesta quarta-feira, 11 de maio de 2022, no catálogo da Netflix.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme O Soldado Que Não Existiu, da Netflix
O Soldado Que Não Existiu: elenco do filme (Netflix)
Colin Firth
Matthew Macfadyen
Kelly Macdonald
Ficha Técnica
Título original do filme: Operation Mincemeat
Direção: John Madden
Roteiro: Michelle Ashford, baseado no livro de Ben Macintyre
Duração: 127 minutos
País: Reino Unido e Estados Unidos
Gênero: drama
Ano: 2021
Classificação: 14 anos