O Submarino Yakamoz S-245 crítica da série da Netflix onde assistir elenco data de estreia lançamento

Com pouca ficção científica, ‘O Submarino’ fica abaixo da expectativa

Wilson Spiler

Baseado no livro The Old Axolotl (Starość Aksolotla), de 2015, do escritor polonês Jacek Dukaj, curiosamente, O Submarino, nova série que estreou nesta quarta-feira (20) no catálogo da Netflix, é uma produção turca. Embora sejam do mesmo continente, os países têm culturas diferentes e o seriado se passa em território turco mesmo.

O Submarino: diferenças entre o livro e a série

Na trama da série, o instrutor de mergulho e biólogo marinho Arman (Kivanç Tatlitug) participa de uma missão de pesquisa a bordo de um submarino. No entanto, quando um desastre atinge a Terra, ele e a equipe precisam lutar para sobreviver. Para piorar, o grupo descobre uma conspiração.

Por outro lado, o livro é um conto pós-apocalíptico sobre um mundo no qual uma catástrofe cósmica esterilizou a Terra de todos os seres vivos. Apenas um pequeno número de humanos conseguiu copiar versões digitalizadas de suas mentes em hardware em cima da hora. Privados de corpos físicos, eles continuam a existir carregando-se em gigantescos robôs industriais, máquinas médicas sofisticadas, mechs projetados para trabalho severo, drones militares, soldados estelares e sexbots baseados em mangás japoneses.

Início ruim e adaptação diferente

Baseando-se apenas na produção audiovisual, o primeiro episódio de O Submarino é bem enganador, o que pode afastar muitos espectadores do restante da série. Isso porque é um capítulo sem grande desenvolvimento de personagens e relativamente bobo, com diálogos fracos, parecendo um mero romance com aventura. Apenas no desfecho dos 46 minutos iniciais é que o gancho atrai curiosidade para continuarmos acompanhando o seriado.

Diante disso, quem se manteve após o primeiro episódio encontra uma série de mistério até intrigante. No entanto, a trama é bem diferente do livro ao qual se baseia. Estamos lidando com uma adaptação que utiliza apenas alguns detalhes da obra original. Portanto, fãs da literatura de Jacek Dukaj devem se decepcionar profundamente.

Pouca ficção científica

A premissa original de ficção científica praticamente funciona como pano de fundo na série, tornando-se mais um drama com aventura do que algo sci-fi propriamente dito. Com uma relativa pitada de suspense, O Submarino desenvolve a premissa de como nos portaríamos diante do fim do mundo. Somos todos humanos, mas temos humanidade?

O debate não é novo, mas é sempre interessante e importante discutirmos o tema sob diferentes formas de abordagem e ponto de vista. No entanto, o roteiro se alonga mais do que o necessário sem realmente se aprofundar no assunto. Além disso, as atuações carecem de maior credibilidade. E o romance citado anteriormente nessa crítica acaba retornando sem nenhum contexto para a trama como um todo.

Assim, o que poderia ser uma série de ficção científica com críticas políticas e sociais – como é o livro – se torna mais um suspense sem grandes momentos de tensão ou comoção. Aliás, se faltava orçamento para efeitos especiais em uma produção sci-fi, talvez não fazê-la fosse a solução mais viável. Veja bem: apesar de ter sido um esforço hercúleo chegar até seu desfecho, muito por conta dessas “encheções de linguiça” do roteiro, O Submarino não é de todo ruim. Mas está longe de cumprir o propósito que a obra original literária apregoa.

O Submarino terá segunda temporada?

A julgar pelo final da série, O Submarino terá sim uma segunda temporada. Embora a Netflix não tenha oficializado, o sucesso na plataforma e o desfecho da trama, sem querer dar spoilers, indicam que veremos um segundo ano do seriado. Agora é aguardar a confirmação e, claro, a data de estreia.

Onde assistir à série O Submarino?

A saber, a série O Submarino estreou nesta quarta-feira (20) no catálogo da NetflixAliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:

Trailer da série O Submarino, da Netflix

O Submarino (Netflix): elenco da série

Kıvanç Tatlıtuğ
Özge Özpirinçci
Ertan Saban

Ficha Técnica

Título original da série: Yakamoz S-245
Temporada: 1
Episódios: 7
Duração: de 41 a 54 minutos
Direção: Umut Aral e Tolga Karaçelik
Roteiro: Jason George, Cansu Coban e Sami Berat Marçali, baseado no livro de Jacek Dukaj
País: Turquia
Gênero: drama e ficção científica
Classificação: 16 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN