Filme com Rodrigo Santoro é escolhido para representar Cuba no Oscar 2020
Roberta Negrão
“O Tradutor”, protagonizado pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro, é o filme brasileiro escolhido por Cuba para participar da disputa pelo título de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2020. Esta é a primeira vez em que o país indica seu representante na disputa pela estatueta, concedida a filmes produzidos fora dos EUA e não falados em inglês.
O filme é baseado na história real de Manuel Barriuso Andino. Santoro interpreta Malin, um professor universitário de literatura russa que vê sua vida transformada ao ser designado como intérprete na ala infantil de um hospital cubano, então ele deve ajudar na comunicação entre os médicos e crianças vítimas do acidente nuclear de Chernobyl que acabam de chegar em Havana.
“Un Traductor” (no original) foi exibido nos cinemas brasileiros em abril deste ano. Relembre a crítica do BLAH!ZINGA:
— CRÍTICA | ‘O TRADUTOR’
— Fazer esse filme foi um dos maiores desafios, em muitos sentidos, que tive na minha jornada até hoje. Conta uma história real, é um filme que fala da necessidade e do poder do afeto. – escreveu o astro brasileiro Rodrigo Santoro em um post de comemoração no seu Instagram.
O longa foi exibido no Festival de Sundance e estreou nos cinemas brasileiros em abril. O Oscar 2020 acontecerá no dia 9 de fevereiro, mas a lista completa de indicados será anunciada em 13 de janeiro do ano que vem.