‘O Último Jogo’: filme é uma divertida comédia sobre futebol
Cadu Costa
A rivalidade entre Brasil e Argentina é uma das maiores da história do futebol. Se não for a maior. E essa eterna rixa já ultrapassou há tempos os limites do esporte. E é sobre isso que fala O Último Jogo, filme nacional de Roberto Studart, documentarista responsável pelas obras “Pra Lá do Mundo”” e “Mad Dogs”, com estreia nos cinemas do Brasil, neste dia 11 de março.
A trama do filme ‘O Último Jogo’
Primeiramente, o longa transporta o velho embate entre brasileiros e argentinos no futebol para uma pequena cidade chamada Belezura, na fronteira entre os dois países. Para seus habitantes, perder a partida para os jogadores do vilarejo vizinho, Guapa, não é uma opção. Por outro lado, Belezura vive uma crise econômica com sua única fábrica onde boa parte do time de futebol trabalha. A partida contra os arquirrivais argentinos seria a única chance dos moradores terem alguma alegria.
-
‘La Flor’: o filme de quase 14 horas que faz o cinema pulsar de ousadia
-
Inspiração de filme feminista da Netflix, ‘Moxie’ tem livro relançado
O roteiro, escrito por Studart e Ecila Pedroso, parte do romance El Fantasista, do chileno Hernán Rivera Letelier, e como toda obra adaptada, sofreu diversas alterações. O filme, portanto, tem suas diferenças e a principal tem justamente a ver com a mudança da localidade do Chile para a fronteira Brasil-Argentina.
História divertida traduz a tensão
Entretanto, O Último Jogo entrega uma história divertida com as diferenças culturais rendendo algumas das melhores cenas. A obra traz também alguns elementos de realismo fantástico, um gênero típico da América Latina, fazendo parecer que os personagens vivem num universo paralelo. Fantasista, por exemplo, parece de outro mundo com uma espécie de superpoderes para dominar a bola.
- Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa
[youtube v=”TWTuehb13fQ”]
Além disso, a experiência de Studart como documentarista também contribui na construção dessa narrativa, desse mundo tão particular. Então, o resultado são as cenas vigorosas, que traduzem a tensão da rivalidade sul-americana com o jogo pegado e cheio de contato físico como costuma marcar as partidas entre Brasil e Argentina. Por fim, O Último Jogo é um filme nacional que vale muito a pena ser visto e entender a forma que o futebol junta as pessoas. A trama repleta de mentiras, bem como brigas e traições, vai te arrancar risadas de reviravoltas mudando o rumo da história. Ademais, não tem como você não torcer para Belezura e sua vontade de vitória e empenho de quererem ganhar o público. Certamente vão te conquistar também.
A saber, O Último Jogo chega aos cinemas no dia 11 de março.
TRAILER
[youtube v=”lLmPeKWi788″]
FICHA TÉCNICA DO FILME ‘O ÚLTIMO JOGO’
Título original do filme: O Último Jogo
Direção: Roberto Studart
Roteiro: Roberto Studart, Ecila Pedroso
Elenco: Pedro Lamin, Bruno Belarmino, Betty Barco, Norberto Presta, Juliana Schalch
Distribuição: Pandora Filmes
Música: Julian Carando
Montagem: Ximena Franco Lizarazo
Fotografia: Michel Gomes
Produtora: Truque Produtora
Onde assistir ‘O Último Jogo’: cinemas
Data de estreia: qui, 01/04/2021
País: Brasil
Gênero: comédia
Ano de produção: 2018
Duração: 100 minutos
Classificação: 12 anos