‘O Urso do Pó Branco’ pune a humanidade pelos crimes contra a natureza
Jorge Feitosa
No ano de 1985, o traficante de drogas Andrew Thornton (Matthew Rhys) transportava centenas de quilos de cocaína da Colômbia para os Estados Unidos. Durante o vôo e achando que seu avião estava sendo rastreado, ele tomou a decisão de despejar a droga na floresta para catá-la depois de saltar de pára-quedas. Como isso tinha tudo para dar errado, não apenas Thornton morreu da queda, como um pobre urso negro acabou consumindo parte da cocaína e também morreu de falência múltipla de órgãos.
Não faltaram, porém, piadinhas sobre o efeito da cocaína no tal urso carinhosamente apelidado de “Pablo Escobear”, como um post do Reditt concluindo que “provavelmente houve uma janela de cinco minutos antes de morrer, onde ele era o predador mais perigoso do continente.”
- ‘Fúrias Femininas’: cores, porrada e clichês
- ‘Sombras de um Crime’ e do esquecimento
- ‘Waltair Veerayya’ é tão absurdo que diverte muito
Piada até no nome
Prolífico em usar incidentes inusitados pra fazer filmes, o cinema americano não poderia deixar passar essa e produziu ‘O Urso do Pó Branco’ (Cocaine Bear), comédia de terror que estreia nos cinemas nesta quinta (30) onde a piada já começa no título provisório que se tornou definitivo porque os produtores não conseguiram pensar em nada melhor.
Explorando o fascínio um tanto cruel em ver animais sob o efeito de substâncias entorpecentes, a atriz Elizabeth Banks (As Panteras) senta na cadeira de diretora se refestelando com o roteiro de Jimmy Warden (A Babá: Rainha da Morte) e transforma uma vítima da humanidade em seu algoz. Com o urso rasgando e mutilando praticamente tudo o que se locomove sobre duas pernas.
Humanos coadjuvantes
Enquanto isso, a enfermeira Sari (Keri Russell) sai em busca da filha Dee Dee (Brooklynn Prince) e do amiguinho Henry (Christian Convenry) ao mesmo tempo em que um trio de traficantes formado por Daveed (O´Shea Jackson Jr.), Eddie (Alden Ehreinch) e Syd (Ray Liotta, em seu último papel) tenta recuperar a droga perdida.
Reles figuras humanas que só estão ali pra dar suporte à estrela, que é o urso. Uma criatura digital que representou um grande desafio para equipe de efeitos especiais, já que sua monstruosidade vem da dependência química. E daí as expressões que vão desde a angústia ao ódio devidamente cobertos de sangue.
Elementos que fazem de O Urso do Pó Branco mais uma comédia destinada a se tornar cult. Afinal, nada provoca mais catarse do que ver a humanidade pagando por seus crimes contra a natureza.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer – O Urso do Pó Branco
Ficha técnica
Título original: Cocaine Bear
Direção: Elizabeth Banks
Roteiro: Jimmy Warden
Elenco: Keri Russell, Alden Ehrenreich, O’Shea Jackson Jr., Ray Liotta, Isiah Whitlock Jr., Brooklynn Prince, Matthew Rhys, Christian Convenry
Onde assistir: somente nos cinemas
Data de estreia: 30 de março de 2023
Duração: 95 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: comédia, thriller
Ano: 2023
Classificação: 18 anos