O W da Questão crítica do filme Netflix

‘O W da Questão’, um mistério mal resolvido

Wilson Spiler

Agatha Christie fez história com seus livros de romance policial sempre adicionando uma porção de humor e mistério na trama. Diversas de suas obras já viraram filmes, séries, peças de teatro e são lidas até hoje. O W da Questão (W Jak Morderstwo), filme que estreou recentemente no catálogo da Netflix, é uma adaptação da obra homônima de outra autora, Katarzyna Gacek, mas não só referencia como cita a famosa escritora britânica.

No longa, Magda (Anna Smolowik), que abandonou há anos a carreira de veterinária por causa da família, acidentalmente, descobre o corpo de uma mulher assassinada em um parque. A falecida tem um pingente em forma de W ao redor do pescoço, idêntico ao pertencente a sua amiga desaparecida, Weronika.

Os suspeitos do crime? Nomes famosos de um empresário e candidato a senador. A investigação oficial é conduzida pelo comissário Jacek Sikora (Pawel Domagala), amigo de Magda, por quem já se apaixonou. Já que seu maior desafio até agora tem sido ladrões de bicicletas, o cadáver no parque está muito além de sua capacidade. Ela, por outro lado, é uma leitora compulsiva de ficção policial e começa sua própria investigação. Na trilha do assassino e desvendando o mistério, seus caminhos se cruzarão muitas vezes.

Qual é a questão, afinal?

A pegada leve de O W da Questão levava a crer que o filme seria uma comédia divertida e não se levaria a sério. Entretanto, a introdução do drama de traições conjugais e casamentos infelizes fazem a produção polonesa da Netflix perder um pouco o seu foco. Ora mira no suspense, no drama ou no humor mais pastelão.

Essa alternância acaba não funcionando muito bem, confundindo o espectador sobre o que está assistindo. Embora arranque algumas risadinhas, o mistério é previsível e o drama inserido não atinge o público. A própria protagonista é confusa, não sabendo se pretende retornar à carreira ou quer virar detetive de tanto que se mete na investigação policial.

Por fim, fica apenas a impressão de que O W da Questão não sabe o que quer. O desfecho do filme pode até passar uma outra visão de libertação, com o “W” do título funcionando como a palavra “woman” (mulher) em inglês. Funcionaria melhor, mas claro que isso precisaria ser desenvolvido melhor durante o longa. Além disso, será que era essa a ideia? Vai saber.

Onde assistir ao filme O W da Questão?

A saber, o filme O W da Questão, comédia dramática de suspense polonesa, está disponível para assistir de forma exclusiva para assinantes da Netflix desde a última terça-feira, dia 19 de outubro de 2021.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme O W da Questão, da Netflix

O W da Questão: elenco do filme (Netflix)

Anna Smołowik
Paweł Domagała
Szymon Bobrowski
Piotr Adamczyk

Ficha Técnica

Título original do filme: W Jak Morderstwo
Direção:
Piotr Mularuk
Roteiro: Piotr Mularuk, baseado no romance de Katarzyna Gacek
Data de estreia: ter, 19/10/2021
País: Polônia
Duração: 104 minutos
Gênero: comédia, drama, suspense
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN