Obra | Filme com Irandhir Santos é o único brasileiro no Festival de Toronto

Wilson Spiler

Obra, o primeiro longa-metragem do jovem cineasta paulistano Gregório Graziosi, terá estreia mundial em setembro, no Festival Internacional de Filmes de Toronto (TIFF), um dos mais importantes em todo o mundo. Único longa brasileiro selecionado para esta edição do evento, será apresentado em cinco sessões dentro da “Mostra Discovery”, dedicada a descobrir novos talentos do cinema mundial.

A primeira exibição, destinada à imprensa, será no dia 06 de setembro, às 14h30, no Scotiabank Theatre, com a presença do diretor, da produtora Zita Carvalhosa (da Superfilmes) e do ator Iranhdir Santos, protagonista do longa. As outras sessões acontecem nos dias 07, 09, 11 e 13 de setembro.

obra

Foto: Divulgação

Além de Irandhir Santos (O Som ao Redor), Obra tem no elenco Julio Andrade (Não Pare na Pista) e a atriz inglesa Lola Peploe (A Rainha, de Stephen Frears). Afilhada de Bernardo Bertolucci e filha de Mark Peploe (roteirista de O Passageiro – Profissão: Repórter, de Michelangelo Antonioni), Lola foi assistente de direção de “Os Sonhadores”, de Bertolucci, e conheceu Graziosi no Festival de Locarno, em 2012, onde o diretor apresentava seu curta-metragem “Monumento”, que registra os detalhes da escultura “Monumento às Bandeiras”, de Victor Brecheret.

Obra conta a história do jovem arquiteto João Carlos Ribeiro de Almeida Neto (Irandhir Santos) que, às vésperas do nascimento do primeiro filho, descobre um cemitério clandestino na obra que executa em um terreno que pertenceu a seus familiares. A revelação mexe com sua rotina e desestabiliza sua vida. Questionando seu passado e suas origens, ele começa a reavaliar sua profissão, a cidade e sua relação com a família, incluindo a esposa grávida (Lola Peploe).

Em preto e branco e formato digital, Obra tem como cenário o centro da cidade de São Paulo e locações como o Copan, Edifício Eiffel, Conjunto Nacional, Igreja da Consolação, Escola da Cidade, Complexo Desportivo Baby Barioni, Casa Baeta e Estação Pinacoteca.

O elenco da trama conta ainda com Marku Ribas, Luciana Inês Domschke, Sabrina Greve, Turíbio Ruiz, Christiana Ubach, Marisol Ribeiro, Helena Albergaria, Vinicius Zinn, Fernando Coimbra, Donizete Mazonas, Ligia Franchini e Ravel Andrade. A direção de fotografia é de André Brandão. Mario Saladini e Vera Oliveira assinam a direção de arte e Cris Candido, os figurinos.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN