‘Olhos Famintos 4’ e o ‘renascimento’ desnecessário
Jorge Feitosa
Creeper está de volta! Duas décadas após os eventos do primeiro “Olhos Famintos”, filme de terror B dirigido por Victor Salva e produzido por Francis Ford Coppola que surpreendeu nos cinemas e virou cult, gerando duas continuações e uma série de sucesso em quadrinhos.
Seria de se esperar um retorno triunfante do demônio alado que caça humanos durante 23 dias pra manter o estoque cheio de carne por 23 anos. Com os malucos de praxe cultuando-o e o retorno de personagens queridos, como a protagonista do original, Gina Philips.
Inicialmente um projeto do criador que receberia outro nome, Olhos Famintos 4: Renascimento (Jeepers Creepers Reborn) sofreu uma série de interferências e complicações por suas filmagens durante a pandemia de covid-19 e a retirada de Salva, um pedófilo condenado que, dizem, ainda tentou sabotar o filme mesmo recebendo sua parte nos royalties.
Leia também:
‘Os Fabelmans’ é uma carta de amor ao cinema
Globo de Ouro 2023: confira a lista completa dos vencedores
Com ótimas atuações, ‘Os Banshees de Inisherin’ vai do humor à tragédia
Roteiro fraco e direção insegura
Filmado em locações no Reino Unido e na Finlândia, a produção usa um elenco novo liderado pela inglesa Sydney Craven, que interpreta Laine, uma estudante de biologia (lembram do Darry?) que viaja com o namorado Chase (Imran Adams) para um festival onde ocorreram os eventos dos primeiros filmes e no qual os participantes se fantasiam de figuras clássicas dos filmes de horror. Além do culto secreto que oferece vítimas ao Creeper.
Cheio de referências que vão desde a cena em que um casal descobre um corpo sendo desovado (baseada na macabra história real do assassino que matou a ex-esposa) até o estereótipo avulso que morre logo no início, o filme começa bem para os padrões do gênero. No entanto, a falta de originalidade do roteiro de Sean-Michael Argo e a direção insegura do diretor Timo Vuorensola não causam o impacto e a criatividade necessários para as mortes que ocorrem entre uma piadinha e outra. Salvando-se apenas o design de produção em que os fãs encontrarão infinitos easter-eggs.
Uma pena, pois Creeper merecia um retorno melhor do que Olhos Famintos 4: Renascimento. Mas talvez a continuação sugerida ao final renda algo realmente divertido.
Onde assistir ao filme Olhos Famintos 4: Renascimento (2022)?
A saber, Olhos Famintos 4: Renascimento estreia nesta quinta-feira (12) exclusivamente nos cinemas brasileiros.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
Trailer do filme Olhos Famintos 4: Renascimento (2022)
Olhos Famintos 4: Renascimento – elenco do filme (2022)
Sydney Craven
Imran Adams
Jarreau Benjamin
Peter Brooke
Ficha Técnica do filme Olhos Famintos 4: Renascimento (2022)
Título original do filme: Jeepers Creepers Reborn
Direção: Timo Vuorensola
Roteiro: Sean-Michael Argo
Duração: 88 minutos
País: Finlândia, Estados Unidos, Reino Unido
Gênero: terror
Ano: 2022
Classificação: 16 anos