On Off: suspense psicológico com Caio Blat é um dos destaques do Festival do Rio 2023
Marcelo Fernandes
O remake de um filme italiano dos anos 90, On off, estrelado por Caio Blat e dirigido por Lírio Ferreira (Árido Movie, Baile Perfumado) teve sua terceira sessão este domingo no Festival do Rio 2023. Filmado com um incrível plano sequência e em preto e branco, o longa traz a história de um escritor que precisa ajudar um delegado a desvendar a morte de uma pessoa.
Leia mais:
- Nostalgia – O cotidiano afetado pelo passado
- Cassandro desperdiça potencial para se tornar épico
- Resistência é um ótimo exemplo do que podemos esperar da Inteligência Artificial
A história é contada aparentemente como uma disputa de forças entre o artista Onoff, interpretado por Blat, e o interrogador vivido por Cadu Fávero. O que de início parece um confronto logo se torna quase como uma tensa sessão de terapia do personagem-título, que tem arrependimentos, dores e vivências do passado que sempre preferiu ignorar.
Personagens em contraste
A composição do cenário onde a maior parte do filme se passa é um dos elementos que destacam e aumentam o nervosismo dos diálogos. A calma do inspetor contrasta com o nervosismo do autor interrogado, dualidade ainda mais reforçada pela bela fotografia em preto e branco.
A dupla principal, que são os únicos com falas no filme inteiro, exceto durante uma ligação, segura a onda em poucos takes. Enquanto Fávero é praticamente uma escada para colocar dúvidas e questionamentos no protagonista, Caio Blat interpreta uma pessoa que aos poucos vai enfrentando uma realidade que preferia esconder.
Referências
O filme lembra muito O processo, de Orson Welles, baseado no livro de Kafka. Tanto pela escolha do preto e branco quanto por ângulos inusitados durante o plano sequência, quando pela já citada cenografia, que em nenhum momento se assemelha a uma sala de policia – a sala onde passa a ação é caótica, surrealista, tem goteiras e lembra um pesadelo dos personagens do escritor tcheco.
On Off é um filme tenso, cuja curta duração (80 minutos) é um ponto a mais a favor: alongar a extensão pede um comprometimento maior do público, que em uma época de blockbusters está acostumado a mais ação e menos reflexão. Mesmo assim, ainda existem alguns pontos de “barriga”, que não atrapalham a experiência e servem como um respiro entre os diálogos que vêm e voltam sobre o mesmo tópico.
Por fim, mostra que, embora os profetas do apocalipse do cinema nacional sejam bem barulhentos, a produção brasileira de audiovisual ainda tem muita criatividade e lenha para queimar.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Ficha Técnica do filme On Off
Título original: On Off
Direção: Lírio Ferreira
Roteiro Adaptado: Cadu Fávero
Elenco: Caio Blat, Toni Platão, Clóvis Pereira Filho, Cadu Fávero, Glauce Guima
Onde assistir: Cinemas
Data de estreia: 7 de Outubro de 2023
Duração: 80 minutos
País: Brasil
Gênero: Drama
Ano: 2023
Classificação: –