
‘Operação Vingança’ é um filme raso sobre o tema que se propõe a discutir
Bruno Oliveira
Operação Vingança é um novo thriller de espionagem que está chegando agora nos cinemas brasileiros. Ele é dirigido por James Hawes (Uma Vida – A História de Nicholas Winton) e roteirizado por Gary Spinelli (Feito na América) e Ken Nolan (Falcão Negro em Perigo), baseado no livro homônimo escrito por Robert Littell lançado em 1981. Curiosamente, Littell escreveu o livro e o roteiro da primeira adaptação cinematográfica ao mesmo tempo. Sim, já tivemos um título com esse mesmo nome lançado no ano de 1981. Essa nova versão é um remake atualizado.
Sinopse
O criptógrafo da CIA Charles Heller (Rami Malek) busca justiça implacável após o brutal assassinato de sua esposa em um atentado terrorista em Londres. Frustrado pela relutância da agência em priorizar sua vingança, Heller toma uma atitude desesperada: chantageia seus superiores para que o treinem e o enviem em uma missão não autorizada para caçar os responsáveis. Mergulhado em um mundo sombrio de segredos e perigos, Heller descobre que sua busca por retribuição o levará a questionar seus próprios limites e a confrontar as complexas nuances entre justiça e vingança.
Um protagonista atípico
Esse é um daqueles filmes de vingança clássicos, mas estamos falando de uma pessoa sem conhecimento algum na arte de matar. Nosso protagonista não é nenhum Rambo ou John Wick. Ele é o cara que ajudaria através de seus computadores um desses monstros da história do cinema a matar. Isso por si só é bom, pois podemos explorar a inteligência e não somente a força bruta. Claramente, Heller não é um assassino, mas ele tem a motivação certa para alguns atos questionáveis. O desenvolvimento da busca pelo sentimento de paz ao julgar e condenar seus algozes é interessante, mas falta um ritmo melhor que nos deixe 100% empolgados com essa missão praticamente suicida.

- ‘Sonic 3: O Filme’ é uma aventura infantil que diverte e surpreende
- ‘Amor da Minha Vida’ é uma das melhores séries sobre jovens adultos da atualidade
- ‘The Eletric State’ é um blockbuster clichê e sem emoção
Roteiro com facilitações
Heller é um protagonista atípico. Por não ser levado a sério ou por perceber que seus chefes não davam a devida importância à situação, resolve assumir o controle. Coloca todos em um jogo de gato e rato que ele tem o total domínio da situação. Isso faz parecer que qualquer um que trabalhe para CIA é um completo idiota. Esse cara deveria ser simplesmente o chefe devido a toda a sua inteligência. Todo o trâmite de ir para um país para outro ou até mesmo para colocar seu plano de assassinato em prática parece sempre muito fácil. Em nenhum momento cogitei que ele falharia em sua missão. Faltou um pouco da iminência do perigo real para ele.
Rami Malek é um ator limitado
Rami Malek (Bohemian Rhapsody) já é um ator muito estereotipado do tipo nerdão. Muito por causa de seu trabalho em Mr. Robot que vivia um super hacker. O fato de ele estar nesse papel não surpreende ninguém e todos os seus trejeitos estão em tela. Não gosto disso, parece que ele está muito confortável fazendo o que já fez na maioria dos seus trabalhos. Um cara introvertido que prefere o anonimato e parece sempre indeciso, sendo que ele já tem tudo sob controle. Não gosto da atuação dele e vou dizer também que o acho bem limitado. Parece sempre fazer o mesmo personagem.
Conclusão
Operação Vingança nos traz um bom divertimento, mas sem se tornar o grande filme do estilo. A discussão sobre vingança é rasa e depois de muito fazer, transforma o clímax quase em uma lição de moral. Fez parecer que tudo valeu a pena. Faltou consequências para seus atos. O que mais vemos por aí é que esse sentimento nunca traz a paz. Mesmo que sobreviva sem nenhum arranhão, a sua alma ainda estará marcada para sempre com isso. Falhou nesse ponto.
Onde assistir ao filme Operação Vingança?
O filme Operação Vingança está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 10 de abril de 2025.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco de Operação Vingança
Rami Malek
Rachel Brosnahan
Laurence Fishburne
Caitríona Balfe
Jon Bernthal
Holt McCallany
Julianne Nicholson
Michael Stuhlbarg
Adrian Martinez
Alice Hewkin
Tekehiro Hira
Trailer – Operação Vingança
Ficha técnica – Operação Vingança
Título original: The Amateur
Direção: James Hawes
Roteiro: Ken Nolan e Gary Spinelli baseados no livro de Robert Littell
Duração: 123 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: thriller, espionagem, ação
Ano: 2025
Classificação: 14 anos