Orlando Marques lança ‘Vovô, conta uma historinha’, um livro infantil que todo adulto deveria ler
Jhone Silva
Hoje, dia 25 de junho, o publicitário Orlando Marques lançará seu livro “Vovô, conta uma historinha” publicado pela AzulSol Editora. O evento de lançamento do livro acontecerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, começando por volta das 10 horas. A saber, existe uma razão de ser desta data selecionada e não foi pela conveniência das agendas de todos os envolvidos. Nesse dia, Eduardo Brandão, o Dudu, neto do autor, faria nove anos. O menino despediu-se precocemente da vida em acidente aéreo ocorrido em 14 de novembro de 2019, no Sul da Bahia, no qual também morreram sua mãe, Marcela Brandão Elias, e sua tia, Maysa Marques Mussi.
- Editora Estética Torta publica a obra “Black Metal: A História Completa”
- Yvis Tomazini lança ‘Pulp à Brasiliana’, livro ambientado no Norte do Brasil
- Anne C. Beker lança ‘Subterrâneo: Revelação’, segundo volume de sua trilogia distópica
Apesar de ter perdido as duas filhas e o único neto, Orlando Marques teve força e coragem suficientes para cumprir a promessa feita ao garoto, em uma das noites em que o colocava para dormir, contando algumas deliciosas histórias. Numa dessas ocasiões, Dudu disse que gostaria de repeti-las para seus amigos, mas que não sabia narrá-las como o avô fazia. “Por que a gente não faz um livro contando essas nossas histórias?”
Orlando concordou e respondeu: “Então, vamos fazer o livro, mas você vai contar as histórias para seus amiguinhos, e vamos lançar numa tarde de autógrafo no dia do seu aniversário”. Promessa cumprida! No texto de apresentação, o autor exprime sua grande expectativa quanto à obra: “Espero que os amiguinhos do Duduzinho matem um pouco da saudade dele e peçam aos seus pais e avós que leiam, inventem e contem sempre muitas histórias para eles”.
Historinhas familiares
A saber, muitas das historinhas que Orlando contava ao neto, de modo ainda mais entusiasmado nos dias de jogos do Flamengo, seu time de futebol do coração, são remanescentes da tradição familiar. “Uma gostosa lembrança que tenho do meu pai é a Deda, minha irmã mais velha, e eu sentados em seu colo e ele nos contando histórias, enquanto minha mãe fazia pipoca ou assava pinhões nas cinzas quentes do fogão de lenha”.
Além disso, Orlando relata, ainda, que o título do livro deveria ser “Histórias do Duduzinho”. “Antoninho Rossini, meu amigo, jornalista e escritor, sugeriu Histórias que o vovô Lando contou só para mim e que eu vou contar para vocês. Mas, outro amigo, também jornalista e escritor, Ricardo Viveiros, sugeriu Vovô, conta uma historinha!, que era a exata frase de todas as noites, antes de Duduzinho pegar no sono”.
Viver é um ato de coragem
No prefácio do livro, Ricardo Viveiros, jornalista e escritor brasileiro, faz uma reflexão sobre as perdas como sofreu Orlando: “Para a dor causada por quem vai embora cedo, quando o destino inverte a lei natural da vida, a saída é evitar a tristeza, dando espaço em nosso coração e mente apenas à saudade. Assim foi quando perdi Ricardo e Mariana, filho e neta, em desastre de trânsito. Assim aconteceu com meu amigo”.
Ademais, Viveiros relata que, à época da morte de seus descendentes, escreveu “O poeta e o passarinho”, para ajudá-lo a entender os mistérios da Vida. “Orlando, agora, escreve uma emocionante memória. Este livro é um exercício de sobrevivência, um ato de amor e esperança, uma demonstração de ternura diante da saudade que, teimosa, insiste em cutucar a alma (…). Viver é um ato de coragem. Esta obra traz a certeza disso, com alegria e sem mágoa”, pondera o jornalista e escritor, que é presidente da Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A) e da AzulSol Editora.
Obra lúdica e emocionante
Tendo em vista, Vovô, conta uma historinha possui 40 páginas de pura emoção, saudade e relatos de momentos mágicos e felizes. O conteúdo, que repete as saborosas narrativas de Orlando ao neto, é baseado em fatos da fazenda da família, quase fábulas de animais. Muitas são baseadas em fatos reais, mas criativa e docemente aumentados e adaptados, para produzir os sonhos a que toda criança tem direito.
Por fim, Sérgio Merli, designer e escritor de obras infantojuvenis, ilustra o livro. Formado em Marketing, atuou em agências de publicidade e editoras, lecionou artes gráficas e montou sua empresa, a Merli Design, na qual cria estratégias para empresas, além de escrever e ilustrar livros.
Observação: Os direitos autorais serão revertidos para a APAE de Borda da Mata (MG).
Ficha Técnica
Título: Vovô, conta uma historinha
Autor: Orlando Marques
Prefácio: Ricardo Viveiros
Ilustrações: Sérgio Merli
Editora: AzulSol
Número de páginas: 40
Preço: R$ 50,00
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: