Orquestra Petrobras Sinfônica realiza 3ª Edição do Festival Online

Orquestra Petrobras Sinfônica realiza 3ª edição do Festival Online

Wilson Spiler

Já imaginou ouvir “Welcome to the Jungle”, bem como “Sweet Child O’Mine” e “Patience” com violinos elétricos no lugar dos solos de guitarra? Então saiba que “Guns N’ Roses Sinfônico” é uma das apostas da Orquestra Petrobras Sinfônica na 3ª Edição do Festival Online. O evento, aliás, acontece de 24 a 27 de junho. O objetivo é mostrar, de fato, que é possível unir concerto de música clássica com pop e rock; assim como emocionar até mesmo o público que não está habituado a ouvir música de concerto.

Programação do Festival Online

Portanto, durante os quatro dias de festival será apresentado um repertório diversificado e inovador, onde o Barroco de Händel; assim como o rock do Guns N’ Roses; o pop do Michael Jackson; e os clássicos de Villa-Lobos e Mozart se encontram.
A programação foi cuidadosamente pensada para tornar a música de concerto plural, múltipla, e que dialogue com todos os públicos. Dessa forma, a emoção contagiará até as crianças, com uma apresentação de “Balão Mágico Sinfônico”. Muitos adultos irão cantarolar em casa os versos de “Superfantástico”!
Ainda sem público, o festival será transmitido online gratuitamente no canal do YouTube da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Clássicos

A Petrobras Sinfônica apresentará, durante o festival, quatro concertos clássicos que darão ênfase a diferentes períodos e estilos da música clássica. Vão desde o período Barroco, com concerto do alemão erradicado na Inglaterra Georg Friedrich Händel, à música brasileira.
A saber, na estreia do festival, quinta-feira, dia 24, serão apresentados o “Clássico Brasil”, com obras dos compositores Ernani Aguiar e Edino Krieger, sob regência de Carlos Prazeres; e em seguida, “Clássico Mozart”, com regência de Marcos Arakaki.
Enquanto que, na sexta-feira, dia 25, será a vez do “Convidados Clássicos”, com o gaitista Gabriel Grossi, interpretando a obra “Concerto para Harmônica e Orquestra”, do compositor Heitor Villa-Lobos, sob regência de Carlos Prazeres.
Por fim, no domingo, dia 27, será a vez do “Clássico Barroco”, sob regência de Felipe Prazeres, apresentando o melhor da literatura de concerto com grandes nomes da música barroca, com obras do compositor alemão Georg Friedrich Händel.

Pop – Guns N’ Roses Sinfônico e Thriller Sinfônico

Sexta é dia de “Rock Sinfônico”! Afinal, no dia 25 de junho, a Petrobras Sinfônica vai apresentar o concerto inédito “Guns N´Roses Sinfônico”, com 15 sucessos da banda norte-americana. Itamar Assiere, Jessé Sadoc, Ricardo Cândido e Gilson Santos são os responsáveis por criar os arranjos sinfônicos.
Lançado em 1982, Thriller, de Michael Jackson, ainda é o álbum mais vendido da história. Já ultrapassou a marca de 110 milhões de cópias. Após apresentações memoráveis no Rio e em São Paulo, esse feito poderá ser visto novamente no sábado, dia 26. Com bateria e baixo elétrico ao lado da orquestra, visando manter o contagiante groove original de petardos como “Wanna Be Startin’ Something”, “Beat It” e “Bille Jean”. O espetáculo “Thriller Sinfônico”, aliás, tem arranjos assinados por Marcelo Caldi, Mateus Freire e Jessé Sadoc.

Infantil – Balão Mágico Sinfônico e Coletânea Infantil

Com regência de Felipe Prazeres, bem como as vozes da soprano Juliana Franco e do barítono Marcelo Coutinho, no sábado, os clássicos de uma das mais famosas bandas infantis nacionais vão encantar adultos e crianças no concerto “Balão Mágico Sinfônico”. No domingo será a vez de uma coletânea de músicas infantis. No repertório, não poderiam faltar as músicas “Superfantástico”, “Amigos do Peito” e “Lindo Balão Azul”. Canções famosas nas vozes de Simony e Jairzinho, da Turma do Balão Mágico.

Protocolos de segurança

Para a realização das transmissões online, a Orquestra Petrobras Sinfônica segue estritamente todas as orientações da OMS. Foram implementados diversos protocolos de segurança, com aconselhamento das autoridades sanitárias da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Haverá distanciamento entre os músicos, confecção de chapas de acrílicos para músicos de sopro; assim como testagem de todos os membros para o COVID-19. Além disso, um profissional responsável pela higienização de pessoas, superfícies, instrumentos e objetos, entre outros, vai fazer um aconselhamento permanente.
Enfim, confira a programação completa do Festival Online no site do evento e não deixe de participar!
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então, apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN