‘Os Caras Malvados’ quebra estereótipos e diverte
Jhone Silva
Os Caras Malvados é a mais nova animação da DreamWorks, ou seja, é um filme com a classificação indicativa livre que busca divertir o público infantil. No entanto, também apresenta reflexões importantes que podem ser absorvidas por adultos.
Algo que surpreende desde o início é a premissa do longa, cujo título ilustra muito bem. Os protagonistas dessa história são “os caras malvados” das histórias e contos que as crianças conhecem como a palma de suas mãos, como: o batedor de carteiras Sr. Lobo; bem como o arrombador de cofres Sr. Cobra; o mestre do disfarce Sr. Tubarão; o “músculo” curto Sr. Piranha; e, por fim, a hacker de língua afiada Sra. Tarântula.
- ‘Belfast’ mostra as memórias afetivas de Kenneth Branagh
- ‘Garota Americana’ acerta na delicadeza e no roteiro intimista
- ‘O Bombardeio’ chega no momento certo para nos lembrar da dura realidade da guerra
Quebra de estereótipos
A partir desta premissa, a animação subverte a expectativa do público – mas, principalmente, das crianças – ao fazê-lo gargalhar com os personagens que sempre foram os vilões das historias. Ao corromper esse paradigma, o filme Os Caras Malvados traz uma lição importante: a quebra de estereótipos.
O longa ensina às crianças – e, infelizmente, aos adultos -, não apenas que pré-conceitos são algo ruim, mas também que as pessoas merecem uma segunda chance ou, até mesmo, uma primeira oportunidade para que elas possam ser o que realmente querem ser.
Busca constante de autoconhecimento
Além disso, os personagens principais de Os Caras Malvados estão numa busca constante de autoconhecimento, enquanto a sociedade e o mundo externo reforça os estereótipos nos quais o grupo está inserido desde sempre.
O Sr. Cobra é o personagem que mais está afogado nesse sentimento de que eles são naturalmente maus e que o mundo sempre vai odiá-los. Em contraponto, há o famoso Lobo Mau, o personagem mais suscetível a mudanças e mais crente na possibilidade deles se tornarem “caras legais”, assim como bem vistos pelas pessoas.
Os outros personagens cumprem bem os seus papéis de desenvolverem o enredo, mas passam a sensação de serem apenas coadjuvantes interagindo com os protagonistas. Não obstante, o antagonista do filme apenas cumpre seu papel em ajudar no arco de redenção dos personagens principais. Não são personagens ruins, no entanto, destoam de todo divertimento, sentimentos e reflexões que o grupo principal proporciona.
Conclusão
Por fim, o espectador se vê totalmente absorvido por uma história que o faz sentir empatia por personagens ordinariamente apresentados como vilões, como os caras malvados. Da trilha sonora à quebra de expectativa; assim como da bela animação às lições de vida; e da comédia ao bom desenvolvimento de personagens, Os Caras Malvados se torna uma excelente animação.
Onde assistir ao filme Os Caras Malvados?
A saber, o filme Os Caras Malvados estreia exclusivamente nos cinemas brasileiros na próxima quinta-feira (17). Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Os Caras Malvados
Os Caras Malvados: elenco do filme
Sam Rockwell
Awkwafina
Anthony Ramos
Marc Maron
Craig Robinson
Zazie Beetz
Alex Borstein
Richard Ayoade
Lilly Singh
Ficha técnica
Título original do filme: The Bad Guys
Direção: Pierre Perifel
Roteiro: Aaron Blabey, Etan Cohen e Hilary Winston
Duração: 100 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: animação, aventura e comédia
Classificação: livre