‘Os Fantasmas Ainda se Divertem’ diverte tanto quanto o primeiro

Bruno Oliveira

Embora, no geral, eu seja um entusiasta das obras de Tim Burton, Os Fantasmas Se Divertem (1988) nunca esteve entre os meus preferidos. Sempre achei algo maluco demais e que de alguma forma não conversava comigo. Longe de odiar, afinal, é um clássico. Apenas não me cativou como deveria. Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice chegou para tentar mudar esse meu pensamento um pouco indiferente pela obra. Posso até não ter achado ela fantástica, mas a diversão certamente está contida nessa nova obra.

Sinopse

Depois de uma tragédia familiar inesperada, três gerações da família Deetz voltam para casa em Winter River. Ainda assombrada por Beetlejuice (Michael Keaton), a vida de Lydia (Winona Ryder) vira de cabeça para baixo quando sua filha adolescente rebelde, Astrid (Jenna Ortega), descobre a misteriosa maquete da cidade no sótão, e o portal para a vida após a morte é acidentalmente aberto. Com problemas em ambos os reinos, é apenas uma questão de tempo até que alguém diga o nome de Beetlejuice três vezes, e o demônio travesso volte para levar ao mundo seu próprio estilo de caos.

Uma continuação digna

Adoro o fato de como o meu ceticismo caiu por terra em pouco tempo. Bastou os créditos começarem acompanhados com a música instrumental de Danny Elfman para rapidamente estar inserido e completamente imerso nessa obra doida da mente de Tim Burton. Por um momento, pareceu que nem se passou cerca de 36 anos desse para o original. A estética “timburtiana” está toda ali. O mundo dos mortos é bem mais explorado e uma comédia pura, e quase ingênua, perpetua facilmente pela tela. Se houve alguma dúvida sobre esse filme, eu nem lembro mais.

Muitos personagens e um fim súbito

Certamente é uma aventura bem divertida que respeita demais o original, mas é preciso fincar que não é aquela perfeição toda. O excesso de personagens e tramas subitamente são terminadas em seu clímax que acabou sendo bem rápido. Depois de uma linda parte musical, que me fez rir bastante, tudo é resolvido imediatamente. Tudo converge para esse momento que subitamente se encerra. Não que tenha sido ruim, só achei o desfecho muito rápido. A falta de tempo para os personagens coadjuvantes fez falta no final.

Jenna Ortega marcada como Wandinha

A escalação de Jenna Ortega (Pânico) como filha da personagem de Winona Ryder (Stranger Things) é acertadíssima. Parece até que são mãe e filha de verdade. Sentimos essa conexão inexistente devido a tamanha química. O meu único problema com isso foi o fato de olhar para a personagem de Jenna Ortega e o tempo todo ficar achando que era a Wandinha, da série que também foi criada por Tim Burton, sendo um derivado de A Família Addams. Isso me tirou um pouco do que estava vendo, porém não estragou o todo.

Conclusão

Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice é a mais pura diversão. Certamente irá agradar aos fãs do original. A minha dúvida ficaria para as novas gerações. Não sei como elas irão encarar essa obra que mesmo em 2024 soa um pouco datada. Não que isso seja um empecilho para a produção, é somente um resgate da estética e do clima de um tempo que não temos mais. Aquela comédia com elementos de terror que não assustam ninguém e que possui uma certa ingenuidade até na forma de criar uma atmosfera de horror. Pura nostalgia e divertimento garantido.

Onde assistir o filme Os Fantasmas Ainda se Divertem

O filme Os Fantasmas Ainda se Divertem está em cartaz nos cinemas desde 05 de setembro.

Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.

Elenco do filme Os Fantasmas Ainda se Divertem

Michael Keaton
Winona Ryder
Catherine O’Hara
Jenna Ortega
Justin Theroux
Willem Dafoe
Monica Belucci
Arthur Conti
Burn Gorman
Santiago Cabrera
Danny DeVito
Sami Slimane

Trailer do filme Os Fantasmas Ainda se Divertem

Ficha técnica do filme Os Fantasmas Ainda se Divertem

Título original: Beetlejuice Beetlejuice
Direção: Tim Burton
Roteiro: Alfred Gough, Miles Millar, Seth Grahame-Smith
Duração: 105 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: comédia, fantasia, horror
Ano: 2024
Classificação: 14 anos

Bruno Oliveira

NAN