‘Os Órfãos’ é mais do que uma história de horror
Jorge Feitosa
Publicado originalmente em 1898, o romance A Volta do Parafuso (ou A Outra Volta do Parafuso), de Henry James, se tornou um sucesso popular com a história da jovem governanta que vai cuidar de dois órfãos atraídos por figuras assombrosas que os cercam. No entanto, além do que sugere a premissa, o autor usa uma narrativa dúbia pelos pontos de vista do narrador, que usa o diário da governanta e desta mesma, sugerindo suas obsessões e disfunções mentais.
O filme Os Orfãos (The Turning), em cartaz na Netflix, é uma adaptação da obra de James. O livro, aliás, já foi filmado e refilmado inúmeras vezes no cinema e na TV. Nesta trama, a professora Kate Mandell (Mackenzie Davis) recebe o convite para ensinar Flora (Brooklynn Prince) após a antiga babá ter deixado a casa em circunstâncias sugestivas logo no início do longa.
Despedindo-se da mãe (Joely Richardson) internada em uma clínica psiquiátrica, ela fica perplexa ao chegar na mansão de dimensões labirínticas onde moram apenas a fiel governanta da família (Barbara Marten), bem como a doce Flora e o petulante Miles (Finn Wolfhard), expulso do internato.
Leia também:
‘Navalny’ e o lado mais cruel do governo Putin
Dois brancos ricos se aproveitam de um latino pobre em ‘Casal de Fachada’
Assista ao trailer de ‘What If The Future Never Happened?’, curta de Daniel Johns, ex-Silverchair
Abusos e perseguições
Tal qual o autor do romance original, o roteiro dos gêmeos Chad e Carey Hayes (A Colheita do Mal e A Casa de Cera) começa como qualquer filme de casa assombrada. Até usar seus corredores e recintos como uma metáfora para a mente da protagonista. O que é arrematado, sobretudo, pelos enquadramentos de Floria Sigismondi, também uma estudiosa de arte e fotografia que já fez diversas exposições e se tornou uma influente diretora de videoclipes localizados em cenários que ela mesma descreveu como “submundos entrópicos habitados por almas torturadas e seres onipotentes.”
E é nesse ambiente gótico de ordem apenas aparente que se desvela não apenas uma história de horror, mas de abusos e perseguições que afligem tantas mulheres diuturnamente; e que encontra sua representação máxima quando uma mão pegajosa rasteja pelo corpo de Kate.
Uma abordagem tão sutil quanto esclarecedora que Os Órfãos bebe de uma daquelas fontes que, por mais antigas que sejam, sempre serão usadas pra falar sobre o mundo em que vivemos.
Onde assistir ao filme Os Órfãos (The Turning)?
A saber, Os Órfãos está disponível para os assinantes da Netflix desde a última quinta-feira (2).
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:
https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7
Trailer do filme Os Órfãos (The Turning), da Netflix
Os Órfãos (The Turning), da Netflix: elenco do filme
Mackenzie Davis
Finn Wolfhard
Brooklynn Prince
Ficha Técnica: Os Órfãos (The Turning), da Netflix
Título original: The Turning
Direção: Floria Sigismondi
Roteiro: Chad Hayes e Carey W. Hayes, baseado no livro de Henry James
Duração: 94 minutos
País: Estados Unidos e Índia
Gênero: suspense e terror
Ano: 2020
Classificação: 14 anos