‘Os Quebra-Nozes’ é uma boa comédia familiar natalina
Bruno Oliveira
Os Quebra-Nozes já chega à tela da Disney+ com um grande feito: trazer Ben Stiller de volta a um longa-metragem após 07 anos. Seu último filme tinha sido O Estado das Coisas (2017). Ele também marca a volta do diretor David Gordon Green ao cinema independente após ele se aventurar por filmes de terror dos quais não foram bem-sucedidos. Pelo menos no meu ponto de vista. Juntos, eles nos trazem uma história de Natal baseada em fatos que pode vir a aquecer o coração de algumas pessoas.
Sinopse
Mike Maxwell (Ben Stiller) é um workaholic clássico, daqueles que não há tempo de se relacionar com ninguém. De repente, precisa viajar para a zona rural de Ohio para cuidar dos seus quatro sobrinhos depois que seus pais morreram. Ele é o único responsável por eles. No mais improvável dos lugares, os quatro irmãos e Mike encontram um lugar mais amoroso e aconchegante com uma reviravolta inesperada das circunstâncias.
- ‘Nosso Segredinho’ consegue divertir na medida certa
- ‘No Ritmo de Natal’ é tão clichê que chega a doer
- ‘Wicked’ é um musical simplesmente incrível
Clichê que amamos
Essa obra não nos traz nenhuma narrativa nova. Fica claro o que vai acontecer se você tem uma certa bagagem de filmes do gênero. O cara que não se importa com nada e com ninguém começa a se afeiçoar por seus sobrinhos que são umas pestes. Quando ele acha que está fazendo algo bom para eles por tentar arrumar novos tutores é que ele vai percebendo que esses 04 meninos são sangue do seu sangue e que eles precisam dele e não de pessoas desconhecidas. Mas cá entre nós, essas crianças são quase psicopatas, mas vamos descobrindo como elas são inteligentes e carentes de alguém que se importa com elas de verdade. Aquele clichê que amamos e compramos.
O texto é o forte dessa produção
O seu grande ponto forte é o texto vindo de Leland Douglas (Amor Por Acaso), o roteirista do longa. Seus pequenos diálogos são muito bons e é a grande razão para eu dar algumas risadas durante a projeção. Não achei forçado e achei bem críveis pela situação em que os personagens se encontravam. Ele não faz termos gargalhadas, mas deixa tudo mais leve e engraçado. Na parte emocional também consegue fazer bem, porém, demora para vermos como essas crianças estão sentindo falta dos pais e o quanto elas se sentem um pouco abandonadas pelo mundo.
Um bom elenco principal
Sei que muitas pessoas não curtem muito o Ben Stiller, mas não dá para falar que ele está mal aqui. Convenhamos que esse não é um filme tão grande e ele consegue fazer tudo na medida certa. Ele passa aquele ar de uma pessoa que não se importa com ninguém e vai mudando aos poucos para uma pessoa que quer ter esses sobrinhos ao seu lado para sempre. As crianças são muito boas. Ficou claro que elas não são a realeza da interpretação, mas são fofos, engraçados e esforçados. Vale citar que todos os quatro são irmãos de verdade. Isso deve ter facilitado o caos que eles promovem durante todo o longa.
Conclusão
Os Quebra-Nozes é uma boa comédia para se ver em família em uma reunião de Natal. Traz o mais genuíno espírito natalino que há dentro de nós. Sentimos raiva dessas crianças e aos poucos elas também vão nos conquistando quando começam a amolecer conforme o tempo vai passando. Gostaria até de ver uma suposta continuação mostrando como seriam eles mais velho com o tio. Duvido que terá uma sequência, mas me fez imaginar que teria uma boa história pela frente.
Onde assistir ao filme Os Quebra-Nozes?
O filme Os Quebra-Nozes está disponível para os assinantes do Disney+.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop.
Elenco do filme Os Quebra-Nozes
Ben Stiller
Homer Janson
Ulysses Janson
Arlo Janson
Atlas Janson
Linda Cardellini
Toby Huss
Maren Heisler
Edi Patterson
Trailer – Os Quebra-Nozes
Ficha Técnica – Os Quebra-Nozes
Título original: Nutcrackers
Direção: David Gordon Green
Roteiro: Leland Douglas
Duração: 104 minutos
País: Estados Unidos da América
Gênero: comédia, drama, natal
Ano: 2024
Classificação: 14 anos